Já imaginou ter wi-fi por LED?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/09/2018
A transmissão de dados por meio da luz, e não mais por meio de ondas de rádio, poderá ser utilizada em breve. A Airbus , fabricante francesa de aeronaves, já está testando a tecnologia em aviões Em 2011, Harold Haas, pesquisador de tecnologias mobile da Universidade de Edimburgo , Escócia, advertiu que as frequências de rádio são limitadas e as conexões de internet dividem espaço com a transmissão de sinal de televisão, entre outras. Logo, o wi-fi correria risco em longo prazo, e estaria na hora de ter uma opção diferente. Ele propôs, então, a li-fi: conexão por luz. Os dados seriam transmitidos e captados por um sensor colocado nos aparelhos, como smartphones e computadores, que estivessem na direção da luz. Seria necessário apenas implantar um microchip em cada lâmpada LED utilizada. Ela receberia a conexão da operadora de internet e transmitiria os dados para os dispositivos finais.
Testes realizados por cientistas já alcançaram uma velocidade de 15 Gigabits por segundo em transmissões de conexão por luz – o que já é mais rápido do que muitas conexões existentes no Brasil hoje. Mas os cientistas estimam chegar até 100 Gigabits por segundo, o que permitiria baixar 12 filmes em alta resolução em menos de um minuto, por exemplo.
Os experimentos chamaram a atenção da Airbus, que já iniciou testes na cabine de comando de aeronaves. A ideia é permitir que cada passageiro tenha acesso ao li-fi durante o voo, graças às lâmpadas acima de sua poltrona. Como muitas companhias aéreas introduzem a conexão wi-fi dentro dos aviões, contar com novas e eficientes formas de usar a internet pode se tornar um diferencial competitivo. Mas não é só isso. Pilotos e copilotos recebem informações das torres por meio de equipamentos e cabo, o que aumenta bastante o peso da aeronave. Implementar uma conexão li-fi (diretamente da luz do teto da cabine para o painel dos pilotos) pode ajudar a reduzir esse peso, com os consequentes benefícios ao desempenho das aeronaves. O sistema, inclusive, é superior ao wi-fi, pois pode evitar eventual roubo de informações sensíveis por hackers a bordo dos voos. Outra vantagem: não haveria a possibilidade de interferência causada por outros instrumentos que usam ondas de rádio.