22/06/2025
Inteligência Artificial: seu supermercado pode lucrar com ela
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/08/2018
Conquistar novos clientes, fidelizar o público atual, ampliar o leque de vendas e identificar tendências de consumo por perfil de consumidor. Esses são alguns benefícios proporcionados ao varejo pelas aplicações de inteligência artificial. De acordo com a pesquisa Notes From The AI Frontier , realizada em mais de 20 países pelo Mckinsey Global Institute , o potencial de geração de valor anual através do uso de inteligência artificial, em todos os setores da economia, é avaliado entre US$ 3,5 trilhões e US$ 5,8 trilhões.
Outra boa notícia é que, segundo o estudo, o comércio é um dos três setores que mais pode se beneficiar com a tecnologia, com uma geração de valor na casa dos US$ 800 bilhões ao ano em sua receita anual. Essas aplicações já se fazem presentes no varejo, que começa a se habituar com o uso da AI (Artificial Intelligence, em inglês). “Isso ocorre principalmente por causa da cadeia de marketing e vendas, que é a mais sensível aos avanços da inteligência artificial. O varejo é um heavy user desses recursos, devido ao contato direto com o consumidor”, afirma Rodrigo Cunha, sócio da Neurotech , empresa especializada na aplicação prática de inteligência artificial no mercado varejista brasileiro.
Segundo o especialista, a AI tem servido para a identificação do perfil de consumo e comportamento dos clientes, não somente por grandes cadeias internacionais do setor, mas também por redes varejistas brasileiras de médio porte. “As ofertas passam a atender exatamente à necessidade do consumidor. Ao tornarem-se mais assertivas, aumentam o ticket médio”, afirma Cunha.
Como funciona
A AI combina uma série de informações que possibilita personalizar a abordagem e o atendimento a clientes de determinados perfis. “É o que definimos como personas. A análise de clustering, técnica que agrupa dados semelhantes automaticamente, identifica os consumidores que têm maior aderência a um produto ou serviço. Assim, é possível não só aumentar a eficiência na aquisição de novos clientes, mas prevenir a perda de antigos”, explica o sócio da Neurotech.
Apoio na precificação
Outra funcionalidade importante da AI é otimizar as campanhas de marketing. “Há aplicações bem sofisticadas em uso. Elas combinam centenas de variáveis que possibilitam identificar os preços e promoções ideais. Como são variáveis importantes na decisão de compra do consumidor e, ao mesmo tempo, importantes para o varejista não perder margem, é fundamental monitorar a concorrência”, alerta Cunha. Tal acompanhamento auxilia na definição dos valores cobrados pelos produtos, que trarão um equilíbrio entre o que é praticado pela concorrência e o controle da margem.
Previsão de demanda
Com o recurso da inteligência artificial, a demanda passa a ser mais previsível, o que permite, por exemplo, aprimorar o controle de estoque e a reposição das gôndolas. “Na Neurotech, já tivemos experiência de relacionar clima e trânsito para prever o fluxo de lojas, o que se faz por meio da combinação de fontes públicas disponíveis na internet. Um grande conjunto de variáveis externas são usadas no País para prever a demanda”, ressalta o especialista.
Análise de crédito
Uma das soluções da Neurotech para o varejo é o Riskpack, capaz de analisar o risco de crédito de consumidores. Com o uso da AI, identifica em poucos segundos a real capacidade do cliente honrar o compromisso. Além de redzir a inadimplência, segundo a empresa, torna-se possível elevar o volume de negócios em razão da redução do tempo de espera para avaliação de risco, e também realizar mais concessões de crédito, uma vez que a ferramenta identifica bons pagadores mesmo entre pessoas que ainda aparecem negativadas nos bureaux de crédito.
Segundo a Neurotech, essa solução é usada hoje por mais de 100 redes varejistas, além de 40 instituições financeiras. Por mês, ela realiza mais de 105 milhões de analises de perfis para avaliação de risco e concessão de crédito. “O crédito tem que ser o alavancador do negócio e é preciso inserir o cliente com segurança, de modo rápido e preciso”, explica Domingos Monteiro, CEO da Neurotech.
Notícias relacionadas

De conteúdo a lojas inteligentes: aplicação da IA se multiplica nas estratégias das empresas

3ª edição do Trade Connection traz temas inéditos em mais de 10 horas de conteúdo

Assaí conquista 1º lugar em rankings de força de marca do varejo alimentar
