SA+ Ecossistema de Varejo

Inteligência artificial Amazon Machine Learning Chatbots Assistentes virtuais Drones

"Inteligência artificial é a nova eletricidade"

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/08/2018

Entre as tecnologias mais sofisticadas, a inteligência artificial é uma das que mais impactam no varejo. É delas que derivam os robôs e drones. E é delas que surgirão soluções (e necessidades) ainda impensáveis. Simulacro da inteligência humana, a IA já movimenta perto de 600 bilhões de dólares no varejo mundial, segundo a McKinsey. E sua influência se estende também pela indústria, educação, saúde, direito... tudo. Por enquanto, confira o básico dessa surpreendente tecnologia.   

"Inteligência artificial é a nova eletricidade", Andrew NG, cientista de computação e um doa mais influentes estudiosos do mundo 

1. Drones aéreos
Entregam produtos na casa do cliente ou entre depósitos, podem fazer fotos de alta qualidade dentro das lojas para aplicação em publicidade

A Amazon já declarou que deve usar sensores de mapeamento 3d para coordenar trilhas de voos dos drones e prevenir colisões

2. Machine Learning
Máquina de aprendizado – coleta dados, inclusive em grande volume e de fontes diferentes, aprende com eles e, assim, faz previsões com elevada precisão – de vendas, por exemplo. Ajuda na definição de estratégias e de ações personalizadas para o cliente.

3. Sistemas cognitivos
Entendem emoções, interpretam textos e imagens, ouvem sons, dão respostas. Podem ser alimentados constantemente com novas informações. E podem ser usados para criar novas soluções.

[noticiasRelacionadas]

 

4. Chatbots de comunicação
São sistemas cognitivos que substituem, por exemplo, formulários ou seleção de menu no e-commerce, inclusive simulando compras. Com o recurso o cliente “sente” que está “interagindo”, o que facilita a transação.

5. Robôs
Organizam, movimentam e repõem estoques, interagem com o consumidor na loja e podem substituir a mão de obra humana em inúmeras atividades. Nerds entusiasmados garantem que tomarão decisões complexas.

Robôs “humanoides amigáveis” interagem com o público: expressam emoções, têm voz agradável e aparência descolada. gesticulam e dançam de maneira graciosa

6. Assistentes virtuais
Também são cognitivos - Alexa, da Amazon, é um exemplo. Entendem comando de voz e são capazes de dar respostas adequadas.

7. Aplicativos de pagamentos
No varejo, permitem que o cliente pague sua conta, sem passar pelo checkout. Um dos recursos é o QR-code, com scanner bidimensional do código de barras e leitura pelo smartphone.

8. Computer vision
É um sistema que obtém informação de imagens e dados multidimensionais para acompanhar, por exemplo, o comportamento do consumidor na loja - o que ele tira e coloca na prateleira, entre outras observações.

9. Softwares espertos
já existem programas para os mais variados usos. E novos sistemas não param de ser inventados, o que deve tornar o acesso cada vez mais barato. Um desses softwares permite inventário no ponto de venda com celular, e gera os dados em tempo real.

 

 

 

COMPARTILHAR
TAGS:Inteligência artificial, Amazon, Machine Learning, Chatbots, Assistentes virtuais, Drones, Robôs
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

GCA otimiza operações com inteligência artificial da LEAFIOAutomação no Varejo

GCA otimiza operações com inteligência artificial da LEAFIO

Equilibrar a tecnologia com o toque humano é essencial no varejo alimentarAtendimento Personalizado

Equilibrar a tecnologia com o toque humano é essencial no varejo alimentar

Moki lança plataforma e revoluciona captura de dados no varejoTecnologia para varejo

Moki lança plataforma e revoluciona captura de dados no varejo

Adobe Stock - mulher com enlatadoTecnologia

Solução permite criação de embalagens para marca própria com IA

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados