ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Inspire-se no varejo europeu
POR Sergio Alvim
EM 30/04/2024

Foto: Divulgação
A rede Continente está testando um novo conceito de atendimento em Portugal, que, inclusive, avança pelo mundo com exemplos de outras grandes varejistas, como Walmart e Coop.fi.
Trata-se do modelo de Loja Inclusiva. A unidade da bandeira Continente Modelo fica em Matosinhos e foi projetada para melhorar a experiência de compra de pessoas com deficiência, especialmente aquelas com autismo.
Para isso, a loja oferece vários recursos, como:
• silenciadores de som para adultos e crianças
• plantas sensoriais na entrada
• sala de conforto
• checkouts adaptados
• carrinhos de compras especializados
• compra assistida
A equipe da loja também recebeu treinamento especial para atendimento mais personalizado e empático.
Walmart e Coop.fi
Desde novembro de 2023, lojas do Walmart nos EUA e Porto Rico começaram a trabalhar diariamente com “horários sensoriais”.
Todas as manhãs, as unidades diminuem suas luzes, desligam a música ambiente e fazem com que as telas de TV à venda reproduzam “imagem estática”.
Em 2022, a cooperativa regional italiana Unicoop Firenze abriu um novo supermercado da bandeira Coop.fi em Florença, com conceito semelhante ao da loja inclusiva e com os mesmos objetivos.
Pessoas com autismo, transtorno de estresse pós-traumático (TEPT) ou transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH) têm maior probabilidade de sofrer sobrecarga sensorial.
Ver que já existe um movimento do nosso setor para ajudar a tornar melhor o dia a dia dessas pessoas é muito bom!
Notícias relacionadas

Evento traz principais insights sobre a NRF 2025

6 varejos dos EUA que vão te fazer refletir sobre experiência do cliente

Missão NRF 2025 se inicia com insights e visita técnica a varejos americanos
