SA+ Ecossistema de Varejo

GPA GPALab Transformação digital Cultura de inovação Laboratório de inovação Startup

Inovação vem de todos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2018


Experiencia
: em um espaço de 100 m2, funcionários do grupo, de diferentes áreas, exercitam ideias e soluções para melhorar a experiência de compra do consumidor

 

O GPA não acredita que inovação deve ser assunto restrito a um departamento da empresa. Ao contrário, a crença da companhia é de que novas ideias e tecnologias devem brotar de todas as áreas. Em janeiro deste ano, a companhia deu mais um passo para fortalecer a cultura de inovação ao criar o GPALab , um espaço com mais de 100 m2 na sua sede, na cidade de São Paulo, que conta com o apoio da LG. Com três ambientes modernos, o local é destinado a palestras, workshops, reuniões, treinamentos e outros eventos internos. Illan Israel, head de inovação do GPA, conta que a ideia é estimular todos os setores a participar do processo, mas com uma estrutura corporativa dedicada exclusivamente à inovação para processar e encaminhar as novidades. Essa estrutura vai colaborar para que a companhia se mantenha atenta aos movimentos do mercado, buscando parcerias e novas soluções.

“Queremos todas as boas ideias e inovações que possam contribuir para melhorar a experiência de compras dos clientes e os fluxos internos da companhia, além de iniciativas inovadoras que colaborem para o caminho do GPA rumo à transformação digital”, destaca o diretor. O GPA percebe que o consumidor brasileiro está cada vez mais multicanal e utiliza todas as tecnologias ao seu alcance para obter o máximo de vantagem em suas compras. “É fundamental que as empresas acompanhem esse cenário. No entanto, a cultura de inovação deve ir além de uma área com pessoas dedicadas a isso, já que a transformação digital é transversal e passa por todos os setores da empresa”, acredita o head de inovação do Grupo.

[noticiasRelacionadas]

 

GPA lab: Sete primeiros meses
Atividades a todo o vapor e grande adesão

  • Mais de 50 atividades
  • 2.500 participantes envolvido

 

Projetos que saíram de lá 
Um dos “produtos” do laboratório é o “Minhas Preferências”, disponível no aplicativo do Pão de Açúcar Mais. Ele permite aos clientes cadastrar as informações que agilizarão seu atendimento nos checkouts. Exemplo: CPF na nota e recarga para celular, entre outras. Além da satisfação do cliente, a funcionalidade aumenta a velocidade dos caixas, evitando filas.

 

Aproximação com Startups

  • Parcerias com startups surgiram de conversas no laboratório de inovação. Segundo Illan Israel, essas empresas detêm soluções para continuar modernizando as relações do varejo com seus consumidores e aumentando a eficiência nas operações de backoffice
  • Além de realizar pitch, concurso de inovação voltado para startups, o GPA fechou neste ano parceria com a Liga Ventures, aceleradora focada em gerar negócios entre startups e grandes corporações. A empresa fará parte dos dois próximos ciclos de aceleração da Liga Retail – programa que prospecta, seleciona e acelera startups com soluções para o varejo
  • Os projetos deste ano envolvem comparadores de preço, experiência na loja, logística, lawtechs (produtos e serviços para melhorar a área jurídica), gestão de loja, realidade aumentada, além de Big Data e IoT (internet das coisas). “Sempre há espaço para mais inovações”, afirma o diretor Illan Israel

 

Como funciona
Quando você associa conhecimento a inspiração de várias pessoas, as soluções aparecem

  • São realizados eventos abertos e fechados
  • Nos abertos, os colaboradores podem se inscrever
  • Nos fechados, a participação é restrita a um mailing de convidados, pois envolvem a solicitação de áreas específicas da empresa.
COMPARTILHAR
TAGS:GPA, GPALab, Transformação digital, Cultura de inovação, Laboratório de inovação, Startup, Simples Assim
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Digital SignageDigital Signage

Aliar tecnologia à experiência do cliente garante aumento na lucratividade e maior produtividade ao trade

GPADia Supermercados

Novo controlador do Dia avalia potencial acordo com GPA

GBMIX Quartier revoluciona atacarejo em PelotasInovação no Atacarejo

Rede de atacarejo chega ao setor com uma proposta mais premium

Loja Adobe Stockcanal digital

E-commerce cresce na receita e varejistas buscam alternativas para atender à demanda crescente

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados