20/02/2025
Hortifruti Natural da Terra investe em ampliação de “dark stores” para acelerar vendas digitais
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/12/2021
Foto: Divulgação
A Hortifruti Natural da Terra, que foi comprada recentemente pela Americanas, vai investir na ampliação de suas dark stores, com o objetivo de aumentar as vendas digitais da rede, que hoje representam 16% do faturamento de R$ 2 bilhões por ano. “Estamos trabalhando a dark store como uma iniciativa de inovação e com a lógica de capturar clientes em novas geografias”, explica Fernando Visser, responsável pela área de inovação da rede.
[noticiasRelacionadas]
A disputa nas entregas de supermercados está apenas começando. Diversas empresas querem incomodar as grandes entregadores com as dark stores – pequenos centros de distribuição. A proximidade é a aposta das startups para realizar entregar em curto espaço de tempo.
Esse segmento tem atraído grandes investidores. Um exemplo é a brasileira Daki, lançada em janeiro deste ano que conseguiu captar US$ 170 milhões em seu primeiro aporte. A startup atua conta 60 dark stores, mais de 650 empregados e mil entregadores cadastrados. A empresa já expandiu a atuação para cidades da região metropolitana de São Paulo, além do Rio de Janeiro, e está prestes a iniciar sua operação em Belo Horizonte.
Entre os diferenciais que tem atraído o interesse de investidores estão o frete grátis, entrega em menos de 15 minutos e preços competitivos. O segmento tem um forte potencial e nos últimos meses duas empresas latino-americanas – a Merqueo e a Justo – estrearam no mercado brasileiro.
De acordo com o fundador da consultoria Varese Retail, Alberto Serrentino, a disputa no setor deve se manter aquecida nos próximos anos, mas é necessários que empresas e investidores fiquem atentos a viabilidade financeira do negócio. “Investimentos milionários em busca do crescimento podem mascarar ineficiências na condução do negócio, o que pode acarretar problemas insolúveis à frente. No fundo, quem vai ganhar o jogo é quem tiver a recorrência e a capacidade de escalar o modelo de forma sustentável”, conclui.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Hortifruti Natural da Terra cresce 112% na venda de sorvetes

Grupo Mateus avança com as obras de sua 2ª dark store

Oba Hortifruti reorganiza quadro de diretores
