29/05/2025
Hiperideal entra no mercado internacional e abre lojas na Europa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/01/2024
Foto: Divulgação
Atualmente com a maior parte de suas lojas na Bahia, o Hiperideal acaba de anunciar a compra de uma parcela da M. Cunha, varejo de Portugal que desejava se desfazer do negócio de supermercados para focar nas operações de atacado. A princípio a ideia do varejista baiano era se expandir para São Paulo, porém devido à forte concorrência viu a operação no exterior como proposta de negócio mais atraente.
[noticiasRelacionadas]
Assim, o player regional caminha em movimento contrário ao das grandes redes nacionais e multinacionais, que têm desacelerado seus investimentos ou até fechado diversas lojas. Na Bahia, por exemplo, onde o Carrefour anunciou em dezembro o encerramento de quase todas as unidades de seu hipermercado, o Hiperideal cresceu, ocupando inclusive alguns espaços deixado pelos concorrente. Esse é o caso de duas das três lojas inauguradas no último ano, localizadas onde antes operavam unidades do Big.
Dentre alguns dos fatores que levaram a empresa a fechar o negócio em Portugal, se destacam a forte presença de brasileiros no país e a quantidade reduzida de estabelecimentos no modelo de cash & carry na região onde ainda predominam as lojas de vizinhança.
Dessa forma, devido à preferência dos consumidores locais, neste mês o Hiperideal já começou a operar cinco lojas de vizinhança da bandeira Triplo em Porto e uma unidade de atacarejo da M. Cunha em Leiria. De acordo com representantes do varejista, o acordo permite com que a rede brasileira opere com as marcas da empresa por um período inicial de seis meses.
Segundo João Gualberto, sócio fundador do Hiperideal, a operação está sendo um laboratório e o plano final envolve a conversão dessas lojas para o Hiperideal, além da abertura de novas unidades pelo país. O executivo ainda destaca que o crescimento no exterior será um dos focos da empresa nos próximos anos.
O valor da transação não foi revelado. Porém, segundo Gualberto, o varejista tem financiado sua expansão majoritariamente com recursos próprios e 25% dos investimentos são feitos via empréstimos bancários.
Ainda de acordo com o executivo, o faturamento da empresa nos últimos cinco anos tem obtido crescimento médio anual de dois dígitos. Para se ter uma ideia, a rede de supermercados fechou 2023 com receita de R$ 900 milhões e a expectativa para 2024 é alcançar R$ 1 bilhão.
Até o momento, o Hiperideal possui 25 lojas na região metropolitana de Salvador e para este ano, a previsão é que outras duas unidades sejam abertas, sendo que uma delas será localizada no interior do estado.
Nacionalmente, a estratégia da rede envolve a abertura de lojas que ficam a uma distância curta entre uma e outra, deixando pouco espaço para entrada de competidores. Para Gualberto, apesar da perda de 20% em venda de uma unidade com a inauguração de outra próxima, a estratégia tem se demonstrado positiva, pois lojas concorrentes tiram uma parcela maior de vendas, o que torna a competição interna mais vantajosa.
Contudo, o executivo ressalta que a capital baiana esta um pouco saturada, pois a rede já ocupa todos os espaços que poderiam abrigar lojas com perfil de cliente das classes A e B. Por isso, a internacionalização surgiu como uma boa saída.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Muffato moderniza unidade do Max Atacadista no Paraná

Koch expande presença na região metropolitana de Santa Catarina

Grupo DB reinaugura atacarejo em Manaus (AM) com mudanças no layout e ambiente ampliado
