Hiperideal entra no mercado internacional e abre lojas na Europa
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/01/2024
Foto: Divulgação
Atualmente com a maior parte de suas lojas na Bahia, o Hiperideal acaba de anunciar a compra de uma parcela da M. Cunha, varejo de Portugal que desejava se desfazer do negócio de supermercados para focar nas operações de atacado. A princípio a ideia do varejista baiano era se expandir para São Paulo, porém devido à forte concorrência viu a operação no exterior como proposta de negócio mais atraente.
[noticiasRelacionadas]
Assim, o player regional caminha em movimento contrário ao das grandes redes nacionais e multinacionais, que têm desacelerado seus investimentos ou até fechado diversas lojas. Na Bahia, por exemplo, onde o Carrefour anunciou em dezembro o encerramento de quase todas as unidades de seu hipermercado, o Hiperideal cresceu, ocupando inclusive alguns espaços deixado pelos concorrente. Esse é o caso de duas das três lojas inauguradas no último ano, localizadas onde antes operavam unidades do Big.
Dentre alguns dos fatores que levaram a empresa a fechar o negócio em Portugal, se destacam a forte presença de brasileiros no país e a quantidade reduzida de estabelecimentos no modelo de cash & carry na região onde ainda predominam as lojas de vizinhança.
Dessa forma, devido à preferência dos consumidores locais, neste mês o Hiperideal já começou a operar cinco lojas de vizinhança da bandeira Triplo em Porto e uma unidade de atacarejo da M. Cunha em Leiria. De acordo com representantes do varejista, o acordo permite com que a rede brasileira opere com as marcas da empresa por um período inicial de seis meses.
Segundo João Gualberto, sócio fundador do Hiperideal, a operação está sendo um laboratório e o plano final envolve a conversão dessas lojas para o Hiperideal, além da abertura de novas unidades pelo país. O executivo ainda destaca que o crescimento no exterior será um dos focos da empresa nos próximos anos.
O valor da transação não foi revelado. Porém, segundo Gualberto, o varejista tem financiado sua expansão majoritariamente com recursos próprios e 25% dos investimentos são feitos via empréstimos bancários.
Ainda de acordo com o executivo, o faturamento da empresa nos últimos cinco anos tem obtido crescimento médio anual de dois dígitos. Para se ter uma ideia, a rede de supermercados fechou 2023 com receita de R$ 900 milhões e a expectativa para 2024 é alcançar R$ 1 bilhão.
Até o momento, o Hiperideal possui 25 lojas na região metropolitana de Salvador e para este ano, a previsão é que outras duas unidades sejam abertas, sendo que uma delas será localizada no interior do estado.
Nacionalmente, a estratégia da rede envolve a abertura de lojas que ficam a uma distância curta entre uma e outra, deixando pouco espaço para entrada de competidores. Para Gualberto, apesar da perda de 20% em venda de uma unidade com a inauguração de outra próxima, a estratégia tem se demonstrado positiva, pois lojas concorrentes tiram uma parcela maior de vendas, o que torna a competição interna mais vantajosa.
Contudo, o executivo ressalta que a capital baiana esta um pouco saturada, pois a rede já ocupa todos os espaços que poderiam abrigar lojas com perfil de cliente das classes A e B. Por isso, a internacionalização surgiu como uma boa saída.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook