ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Grupo Pereira investe em práticas de ESG
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/02/2024
Foto: Divulgação
O Grupo Pereira reforça seu compromisso com iniciativas de ESG por meio de diversos projetos.
No âmbito social estão desde estratégias de inclusão e diversidade voltadas à empregabilidade de pessoas 50+, imigrantes e refugiados, PCD’s e presos do regime semiaberto, até ações beneficentes como troco solidário, doação de alimentos e programas de desenvolvimento e bem-estar de seus colaboradores.
Já nas ações voltadas ao meio ambiente, destacam-se o uso de energia limpa, reciclagem de resíduos e preservação ambiental.
Entenda mais dessas práticas abaixo.
Diversidade, inclusão e solidariedade
Atualmente a rede emprega cerca de 2.400 colaboradores com 50 anos ou mais. Isso equivale a mais de 12% de seu quadro de funcionários, bem acima da média nacional. O Grupo também é o primeiro varejista do país a receber o certificado com o selo norte-americano Age Friendly Employee.
Além disso, a inclusão profissional de pessoas com deficiência física – PCD, está em constante ampliação e aproximadamente 700 colaboradores imigrantes fazem parte do quadro do Grupo, sendo 580 deles refugiados de 18 nacionalidades distintas.
Um dos principais objetivos do projeto é ajudar na ressocialização e recolocação de detentos em regime semiaberto no mercado de trabalho, promovendo cidadania e, consequentemente, diminuindo a reincidência de crimes.
Outras iniciativas como o "Troco Solidário" já destinaram mais de R$18 milhões para mais de 500 instituições assistidas. A rede também incentiva a doação de alimentos e até o momento, mais de 1.500 toneladas foram repassadas.
Um legado de sustentabilidade
Atualmente a empresa pratica a destinação responsável de mais de 15 toneladas de resíduos dos clientes para reciclagem. O Grupo também se responsabiliza pela produção de 89 toneladas de adubo a partir de resíduos orgânicos e descarte apropriado de mais de 8 mil litros de óleo e 34 mil lâmpadas.
Em relação a energia, cerca de 95% das lojas são alimentadas por energia eólica, a partir do Mercado Livre de Energia, enquanto a sede em Mato Grosso do Sul utiliza energia fotovoltaica.
Outra iniciativa do varejista foi o patrocínio ao projeto "Limpeza dos Mares”, que ocorre desde 2017, e já retirou 165.3 toneladas de resíduos do fundo do mar, praias e costões do litoral catarinense com a participação voluntária de colaboradores.
“Este balanço evidencia a sólida integração da sustentabilidade e a responsabilidade social nos valores do Grupo Pereira, reforçando nosso papel como um agente transformador na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, finaliza Simone Cotta, head de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024
