10/01/2026
Grupo Pereira investe em práticas de ESG
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 09/02/2024

Foto: Divulgação
O Grupo Pereira reforça seu compromisso com iniciativas de ESG por meio de diversos projetos.
No âmbito social estão desde estratégias de inclusão e diversidade voltadas à empregabilidade de pessoas 50+, imigrantes e refugiados, PCD’s e presos do regime semiaberto, até ações beneficentes como troco solidário, doação de alimentos e programas de desenvolvimento e bem-estar de seus colaboradores.
Já nas ações voltadas ao meio ambiente, destacam-se o uso de energia limpa, reciclagem de resíduos e preservação ambiental.
Entenda mais dessas práticas abaixo.
Diversidade, inclusão e solidariedade
Atualmente a rede emprega cerca de 2.400 colaboradores com 50 anos ou mais. Isso equivale a mais de 12% de seu quadro de funcionários, bem acima da média nacional. O Grupo também é o primeiro varejista do país a receber o certificado com o selo norte-americano Age Friendly Employee.
Além disso, a inclusão profissional de pessoas com deficiência física – PCD, está em constante ampliação e aproximadamente 700 colaboradores imigrantes fazem parte do quadro do Grupo, sendo 580 deles refugiados de 18 nacionalidades distintas.
Um dos principais objetivos do projeto é ajudar na ressocialização e recolocação de detentos em regime semiaberto no mercado de trabalho, promovendo cidadania e, consequentemente, diminuindo a reincidência de crimes.
Outras iniciativas como o "Troco Solidário" já destinaram mais de R$18 milhões para mais de 500 instituições assistidas. A rede também incentiva a doação de alimentos e até o momento, mais de 1.500 toneladas foram repassadas.
Um legado de sustentabilidade
Atualmente a empresa pratica a destinação responsável de mais de 15 toneladas de resíduos dos clientes para reciclagem. O Grupo também se responsabiliza pela produção de 89 toneladas de adubo a partir de resíduos orgânicos e descarte apropriado de mais de 8 mil litros de óleo e 34 mil lâmpadas.
Em relação a energia, cerca de 95% das lojas são alimentadas por energia eólica, a partir do Mercado Livre de Energia, enquanto a sede em Mato Grosso do Sul utiliza energia fotovoltaica.
Outra iniciativa do varejista foi o patrocínio ao projeto "Limpeza dos Mares”, que ocorre desde 2017, e já retirou 165.3 toneladas de resíduos do fundo do mar, praias e costões do litoral catarinense com a participação voluntária de colaboradores.
“Este balanço evidencia a sólida integração da sustentabilidade e a responsabilidade social nos valores do Grupo Pereira, reforçando nosso papel como um agente transformador na construção de um futuro mais sustentável e inclusivo”, finaliza Simone Cotta, head de comunicação corporativa e ESG do Grupo Pereira.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas
ExpansãoGrupo Vanguarda dá início ao ano com novo formato de loja
ExpansãoGrupo Ítalo conclui aquisição de unidade do Compre Mais no PR
InovaçãoVarejo amplia uso de inteligência artificial para reduzir desperdício de alimentos
Pesquisa







