ÚLTIMAS NOTÍCIAS
28/08/2025
Grupo Muffato está mais próximo de fechar a compra de 24 lojas Makro
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/07/2022
Foto: Divulgação
O Grupo Muffato está mais próximo de fechar negócio com a rede de atacado Makro. Nas últimas semanas, a negociação para a venda de 24 lojas da rede de atacado Makro, localizadas em São Paulo, para o Grupo Muffato avançou e inclui, além dos pontos, a sede da rede, o centro de distribuição em Cajamar (SP) e 16 postos de combustíveis. Os representantes do Makro iniciaram as sondagens a potenciais interessados avaliando os ativos em cerca de R$ 3 bilhões, mas o mercado projeta que o negócio deve ser fechado num preço abaixo, na faixa dos R$ 2 bilhões.
[noticiasRelacionadas]
Segundo fontes, o Grupo Pereira também entrou na disputa, mas o Muffato teve a preferência e as conversas foram aceleradas no último mês. Há uma expectativa de que a transação com o Muffato possa ser fechada nas próximas semanas, caso as conversas continuem avançando no ritmo atual. Se o acordo for concluído, será a entrada na capital paulista do Muffato, controlado pela família de mesmo nome, pois a empresa passaria a ter pontos nos bairros do Butantã, Lapa, Interlagos e Vila Maria.
Atualmente, o Muffato conta com 82 unidades no país e opera apenas no interior de São Paulo e no Paraná, onde lidera o mercado de varejo alimentar. Cerca de 80% de seus pontos estão no Sul. No interior paulista, o Muffato tem sete unidades da bandeira Max Atacadista e nove do Super Muffato.
Esse movimento deve ser um novo fator de pressão para o mercado de atacarejo em São Paulo, o maior e mais concorrido do país. Dois executivos de redes rivais ouvidos dizem que nem todos os pontos à venda são cobiçados, mas as unidades no Butantã e Vila Maria são lojas “bem competitivas”.
O aumento da força do Muffato no Estado não deve mexer só com o segmento de atacarejo, mas tornaria a rede mais combativa também em supermercados. Quem ficar com as lojas do Makro adiciona em vendas anuais (e em poder de barganha com a indústria) cerca de R$ 3 bilhões.
Para o CEO de um rede concorrente, a operação, se concluída, vai mostrar ao mercado que o Muffato não deve ficar parado vendo a Cencosud voltar a crescer. A empresa descolaria dos chilenos da Cencosud, que subiu no ranking e praticamente empatou em vendas com o Muffato após a compra do Giga Atacado, concluída neste mês, por R$ 500 milhões.
Aquisições e a disputa de posição são um capítulo à parte nas movimentações do setor. Outra negociação foi fechada dias atrás no mercado - trata-se da venda de um ponto do Makro ao Grupo Pereira, localizado em Campo Grande (MS).
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook
Notícias relacionadas

Supermercados e atacarejos concentram mais da metade do faturamento dos maiores varejos do Brasil

Cargill realiza as visitas guiadas na Missão Lisboa

Com 10ª inauguração na Bahia, atacarejo segue como foco da expansão do Grupo Mateus
