SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1º semestre é marcado por queda no volume das vendas e aumento de quase 6% no faturamento

10/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Muffato Makro Grupo Pereira varejo

Grupo Muffato está mais próximo de fechar a compra de 24 lojas Makro

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 25/07/2022

Foto: Divulgação

O Grupo Muffato está mais próximo de fechar negócio com a rede de atacado Makro. Nas últimas semanas, a negociação para a venda de 24 lojas da rede de atacado Makro, localizadas em São Paulo, para o Grupo Muffato avançou e inclui, além dos pontos, a sede da rede, o centro de distribuição em Cajamar (SP) e 16 postos de combustíveis. Os representantes do Makro iniciaram as sondagens a potenciais interessados avaliando os ativos em cerca de R$ 3 bilhões, mas o mercado projeta que o negócio deve ser fechado num preço abaixo, na faixa dos R$ 2 bilhões.

[noticiasRelacionadas]

Segundo fontes, o Grupo Pereira também entrou na disputa, mas o Muffato teve a preferência e as conversas foram aceleradas no último mês. Há uma expectativa de que a transação com o Muffato possa ser fechada nas próximas semanas, caso as conversas continuem avançando no ritmo atual. Se o acordo for concluído, será a entrada na capital paulista do Muffato, controlado pela família de mesmo nome, pois a empresa passaria a ter pontos nos bairros do Butantã, Lapa, Interlagos e Vila Maria.

Atualmente, o Muffato conta com 82 unidades no país e opera apenas no interior de São Paulo e no Paraná, onde lidera o mercado de varejo alimentar. Cerca de 80% de seus pontos estão no Sul. No interior paulista, o Muffato tem sete unidades da bandeira Max Atacadista e nove do Super Muffato. 

Esse movimento deve ser um novo fator de pressão para o mercado de atacarejo em São Paulo, o maior e mais concorrido do país. Dois executivos de redes rivais ouvidos dizem que nem todos os pontos à venda são cobiçados, mas as unidades no Butantã e Vila Maria são lojas “bem competitivas”.

O aumento da força do Muffato no Estado não deve mexer só com o segmento de atacarejo, mas tornaria a rede mais combativa também em supermercados. Quem ficar com as lojas do Makro adiciona em vendas anuais (e em poder de barganha com a indústria) cerca de R$ 3 bilhões.

Para o CEO de um rede concorrente, a operação, se concluída, vai mostrar ao mercado que o Muffato não deve ficar parado vendo a Cencosud voltar a crescer.  A empresa descolaria dos chilenos da Cencosud, que subiu no ranking e praticamente empatou em vendas com o Muffato após a compra do Giga Atacado, concluída neste mês, por R$ 500 milhões.

Aquisições e a disputa de posição são um capítulo à parte nas movimentações do setor. Outra negociação foi fechada dias atrás no mercado - trata-se da venda de um ponto do Makro ao Grupo Pereira, localizado em Campo Grande (MS).

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                              LinkedIn                                                              ,                                                              Instagram                                                              e                                                               Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Muffato, Makro, Grupo Pereira, varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

CaminoExpansão

Grupo Mateus amplia atuação no varejo com nova loja no Maranhão

AssaíPesquisa

Assaí e Atacadão impulsionam crescimento em mesmas lojas entre os atacarejos

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicasInovação

Bandeira do Supernosso adota layout dinâmico para elevar vendas nas lojas físicas

Diferença de até R$ 220 marca disputa de preços na cesta básica entre redesConsumo

Qual é a bandeira mais competitiva em preços entre as empresas de capital aberto do varejo alimentar?

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados