SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Apesar da Copa do Mundo e mudanças no IRPF, crescimento do setor enfrenta desafios em 2026

19/01/2026

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Mateus Ilson Mateus Paramis endividamento

Grupo Mateus já observa aumento das vendas acima do esperado em abril e maio

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/05/2022

Foto: Divulgação

O Grupo Mateus está otimista com as vendas no segundo trimestre do ano. De acordo com Ilson Mateus, CEO do Grupo, as vendas no conceito mesmas lojas estão em patamares “bem acima do esperado” em abril e no início de maio. Assim, a expectativa é de que os resultados trimestrais deste período fiquem acima do esperado inicialmente.

[noticiasRelacionadas]

Durante teleconferência de resultados, a diretoria afirmou que a margem bruta foi pressionada por inflação e abertura de novas lojas, que demoram seis meses para começar a performar. A venda de terras teve bom desempenho, com uma margem menor, mas diluição de custos.

O presidente do Grupo afirmou que a empresa tem caixa para realizar a expansão prevista para o final de 2022. A expectativa é de que a geração de caixa venha muito forte. Assim, a empresa pode tomar algo de dívida, mas relativamente pouco, visando 2023.

Levantamento feito pelo Valor Econômico, no entanto,  mostra que a rede negocia um acordo na área imobiliária com a Paramis Capital, que envolvem uma operação de “sale leaseback”, onde imóveis são vendidos ao fundo e alugados para uso da rede no longo prazo.

O contrato poderia gerar cerca de R$ 200 milhões e pode ser fechado no segundo trimestre. Os recursos seriam para caixa e redução de endividamento. Os envolvidos não se manifestaram sobre o assunto.

Análise do mercado

Em relatório, o Credit Suisse avaliou os resultados como mistos. “Apesar do forte crescimento generalizado do Grupo Mateus, principalmente devido ao seu plano de expansão acelerado, estamos cada vez mais cautelosos com a deterioração das margens. Isso nos leva a questionar qual será o preço de rentabilidade do plano de crescimento do Grupo Mateus pela frente”, destaca o documento.

Para a XP Investimentos, o Grupo Mateus apresentou resultados acima do esperado no primeiro trimestre, apesar da margem ainda pressionada por conta do contexto macro desafiador e forte plano de expansão da companhia.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:           LinkedIn           ,           Instagram           e            Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Mateus, Ilson Mateus, Paramis, endividamento
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Grupo-DB-abre-novo-atacado-e-varejo-na-Torquato-Tapajos-e-totaliza-mais-de-R-100-milhoes-de-investimentos-em-2024Expansão

Grupo DB inaugura atacarejo em Manaus (AM)

Adobe Stock - AtacarejoVarejo Alimentar em Contexto

Mesmas lojas de atacarejos regionais avançam 9,4% em 2025

Adobe Stock - Laticínios - friosVarejo Alimentar em Contexto

Redes regionais superam gigantes na operação de supermercados

kochTecnologia

Grupo Koch amplia ações de CRM com lançamento de app e site de compras

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados