20/02/2025
Grandes varejistas sentem impacto da inflação no volume de vendas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 12/11/2021
Foto: Divulgação
As grandes varejistas têm sentido o impacto da inflação no volume de vendas. O GPA e o Carrefour destacaram em seus relatórios referentes ao terceiro trimestre, a evolução dos preços e a perda de poder de compra do consumidor.
[noticiasRelacionadas]
O Carrefour mencionou “um ambiente extremamente volátil e com deterioração do poder de compra dos consumidores”. O texto cita que a inflação alimentar dos últimos 12 meses “continuou persistentemente elevada, em 14,7% em setembro, de acordo com dados do IBGE”. “A elevada inflação alimentar que o mercado vem enfrentando desde o ano passado continuou no terceiro trimestre de 2021”, afirmou.
O GPA atribuiu à retomada das promoções e ao reposicionamento de preço regular a redução na margem de lucro no terceiro trimestre. A estratégia foi adotada, segundo a empresa, “para mitigar os efeitos da forte inflação alimentar, o alto nível de desemprego e a maior concorrência com cash and carry [o atacarejo]”. Em outro momento, o relatório de resultados cita que foi feito “um maior investimento em preço na operação brasileira” por causa da deterioração do cenário macroeconômico com alto nível de inflação e desemprego.
Em setembro, as vendas de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, caíram 1,5% em volume, mas tiveram variação de 0,1% em receita, segundo os dados do IBGE. A diferença sugere o efeito da inflação. Os consumidores gastaram o mesmo montante de recursos, mas só foi possível garantir uma quantidade menor de produtos, já que as mercadorias subiram de preço.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022
