SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

28/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA Carrefour inflação supermercados

Grandes varejistas sentem impacto da inflação no volume de vendas

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 12/11/2021

Foto: Divulgação

As grandes varejistas têm sentido o impacto da inflação no volume de vendas. O GPA e o Carrefour destacaram em seus relatórios referentes ao terceiro trimestre, a evolução dos preços e a perda de poder de compra do consumidor.

[noticiasRelacionadas]

O Carrefour mencionou “um ambiente extremamente volátil e com deterioração do poder de compra dos consumidores”. O texto cita que a inflação alimentar dos últimos 12 meses “continuou persistentemente elevada, em 14,7% em setembro, de acordo com dados do IBGE”. “A elevada inflação alimentar que o mercado vem enfrentando desde o ano passado continuou no terceiro trimestre de 2021”, afirmou.

O GPA atribuiu à retomada das promoções e ao reposicionamento de preço regular a redução na margem de lucro no terceiro trimestre. A estratégia foi adotada, segundo a empresa, “para mitigar os efeitos da forte inflação alimentar, o alto nível de desemprego e a maior concorrência com cash and carry [o atacarejo]”. Em outro momento, o relatório de resultados cita que foi feito “um maior investimento em preço na operação brasileira” por causa da deterioração do cenário macroeconômico com alto nível de inflação e desemprego.

Em setembro, as vendas de hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo, caíram 1,5% em volume, mas tiveram variação de 0,1% em receita, segundo os dados do IBGE. A diferença sugere o efeito da inflação. Os consumidores gastaram o mesmo montante de recursos, mas só foi possível garantir uma quantidade menor de produtos, já que as mercadorias subiram de preço.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                            LinkedIn                                                                                           ,                                                                                           Instagram                                                                                           e                                                                                           Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, Carrefour, inflação, supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Carrefour_fachadaGestão e negócios

Fechamento de capital do Carrefour Brasil será concluído nesta sexta-feira

Flex AtacarejoCRM

Programas de fidelidade estão ligados a 82,7% do crescimento do varejo alimentar

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setorResultados 1T25

Varejistas mostram resiliência e focam eficiência no 1T25: veja os destaques dos maiores do setor

Supermercados BHInauguração

Supermercados BH chega à nova região de Minas Gerais nesta sexta-feira

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados