GPA muda estratégia para elevar vendas de marca própria
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/11/2018
O brasileiro não compra tanta marca própria como os consumidores da Europa, onde produtos com chancelas dos supermercados, como Casino, fazem enorme sucesso. Para resolver o problema, o GPA (Grupo Pão de Açúcar) importou a solução: contratou há cerca de um ano o executivo alemão Wilhelm Kauth, com 16 anos de experiência na rede de supermercados Lidl , referência mundial em marcas próprias, com 80% de participação desses itens nas vendas.
[noticiasRelacionadas]
Nos últimos oito anos, Kauth trabalhou para o Lidl em Lisboa, o que garantiu fluência no idioma português. No GPA, o executivo e sua equipe realizaram alterações na relação com os fornecedores para garantir a qualidade e também obter escala para diminuir mais os preços. Até 2017, os produtos da marca própria Qualitá custavam ao consumidor cerca de 10% a 15% menos do que itens semelhantes de outras marcas. A partir deste ano, a diferença chega a 35%.
Outra mudança foi implementada após avaliação da qualidade caso a caso. Agora, se um produto não tem condições de competir com o líder da categoria, passa por reformulação ou é descontinuado. Esse trabalho resulta de centenas de paineis de degustação com consumidores. Nada menos do 300 produtos foram retirados da linha Qualitá, que agora conta com 1.300 itens.
O visual das embalagens também foram renovados. A logmarca da Qualitá agora aparece em todos os produtos padronizada em roxo. Como resultado, as vendas da marca própria Qualitá cresceram 30% em outubro, na comparação com o mesmo período de 2017.
Taeq, marca própria de produtos saudáveis, passará em breve por reformulação.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !