ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
GPA investe em programa de Embaixadores de Inovação
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/03/2022
Foto: istock
O GPA criou o Programa de Embaixadores de Inovação GPA para difundir a cultura de inovação entre seus mais de 35 mil funcionários e mais de 800 lojas. De acordo com a gerente de inovação do GPA, Monique Cavaletti, o GPA Labs olha duas grandes frentes: como desenvolver uma cultura de inovação na empresa e como colocar em prática projetos de inovação aberta e fechada (respectivamente, projetos que têm sua propriedade intelectual compartilhada com diversas empresas e projetos que são apenas da empresa criadora).
[noticiasRelacionadas]
“Existem empresas que nem criam uma área de inovação, porque elas já nascem com essa mentalidade. Porém, nossa empresa não é nativa digital”, afirma.
O Programa de Embaixadores começou em 2019 e está em sua quarta edição. Formado por um conselho de diretores e gerentes da varejista que definem os objetivos da empresa para o ano, como melhorar a experiência digital e física do cliente e ter maior produtividade no backoffice. Para participar, os funcionários se inscrevem no processo seletivo, inclusive gravando vídeos sobre suas razões para participarem do programa. A área de inovação e o departamento de recursos humanos são responsáveis pela seleção.
“Vemos se a inscrição conversa com os desafios propostos para o ano, e quanto o programa beneficiaria a carreira do inscrito. Analisamos seu interesse em inovação e fazemos testes de perfil, como DISC [metodologia que define o avaliado como influenciador, dominante, estável ou cauteloso]. O objetivo é que tenhamos alta participação nas atividades e alto índice de satisfação”, diz Monique. O programa não tem requisitos de área ou cargo: tanto funcionários das lojas quanto dos escritórios podem se inscrever.
Os selecionados podem realizar seus projetos de forma individual ou em grupo. Para atingirem os objetivos, todos passam por uma trilha de desenvolvimento: são treinamentos em temas como mentalidade de inovação; inovação aberta e fechada; startups; scale-ups; como fazer um plano de negócios; como montar um piloto; como organizar o tempo; e como trabalhar em grupo.
O GPA Labs acompanha todos esses projetos, ajudando a entender qual a dor a ser resolvida e qual a melhor forma de solucioná-la. “Buscamos projetos para objetivos maiores e mais estratégicos do GPA. Dores muito específicas podem ser resolvidas apenas com uma introdução a uma startup, sem precisar de toda a trilha de desenvolvimento”, diz Monique.
O GPA tem uma premiação anual para reconhecer os projetos de toda a empresa em categorias como “principal projeto de inovação aberta”, “principal projeto de inovação fechada”, “gestor destaque em inovação” e “loja mais inovadora”.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:
LinkedIn
,
Instagram
Notícias relacionadas

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA
