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02/06/2025
GPA consegue gerar margem nas vendas online
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 21/12/2023
Foto: Divulgação
Com um digital que operava no negativo, como ocorre ainda com muitas redes, o GPA , sob comando de Marcelo Pimentel, decidiu transformar esse cenário. O CEO do Grupo, juntamente com sua equipe, encarou os desafios um a um para atingir a meta de ter rentabilidade nas vendas online.
O Grupo saiu de uma média de 40% de entregas no mesmo dia para 75%. Atualmente, 90% dos pedidos são considerados “perfeitos”, ou seja, entregues na hora certa, sem nenhum produto faltando. Hoje o e-commerce representa 13% das vendas do GPA.
Para 2024, a meta é que o online chegue a 20% do faturamento do Grupo. Os dados foram compartilhados por Pimentel durante o Invest Day, encontro com o mercado promovido pelo GPA .
Os números foram conquistados com algumas mudanças que reduziram custos e otimizaram processos. A companhia desativou os Centros de Distribuição e migrou toda operação para as lojas, economizando em estoque e logística. Outra iniciativa foram as parcerias estratégicas, como iFood, Rappi e Mercado Livre.
“Investimos menos da metade que no ano anterior e tivemos mais resultados, não estar sozinho nessa jornada é importante, pois tomamos decisões mais assertivas. Em vez de fazermos grandes mudanças, fizemos testes A/B e fomos mudando aos poucos a partir da mensuração dos resultados”, revelou Robledo Castro, diretor de TI e Inovação do GPA.
O Grupo também investiu ao longo do ano em estratégias de comunicação e combate ao desperdício.
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