Fusão entre Bunge e Viterra gera uma das maiores empresas do segmento

Avaliação:

(5 Avaliações)

Reportagem SA+ -

Nova gigante do comércio agrícola terá valor de mercado de U$ 30 bilhões


Foto: Adobe Stock

Nesta terça (13/06), a Bunge , uma das maiores empresas de agronegócio no mundo, que possui forte presença no Brasil, anunciou que irá se fundir com a Viterra , empresa canadense que tem como um de seus maiores acionistas a Glencore. Esta união irá gerar uma gigante do comércio agrícola com valor de mercado de U$ 30 bilhões

Até o dia do anúncio, o mercado avaliou esta fusão como positiva, com as ações da Bunge encerrando o dia em alta de 2,44% na bolsa de Nova York. A agência de classificação de risco S&P também elevou a nota de crédito da companhia que passou de BBB para BBB+, além de avaliar que o risco da empresa de não cumprir seus compromissos com credores é pequeno.

O acordo prevê que a Bunge assuma  U$ 9,8 bilhões em dívidas da Viterra, que também irá receber 65,6 milhões de ações da empresa reconhecida como uma das líderes no mercado. Este valor equivale a U$ 6,2 bilhões e U$ 2 bilhões em dinheiro. O acerto também representa um pagamento de 75% em ações da Bunge e 25% em dinheiro.

A união fortalecerá a Bunge na disputa para a liderança de alimentos e commodities agrícolas no mercado internacional. Em 2022 a empresa faturou U$ 65 bilhões na receita, enquanto a Viterra faturou U$ 58 bilhões. A atual líder do mercado, Cargil faturou U$ 165 bilhões, quase o dobro da segunda colocada, a ADM (Archer Daniels Midland) que obteve um faturamento de U$ 85,2 bilhões. 

“A combinação da Bunge e da Viterra acelera significativamente nossa estratégia (...) de conectar agricultores a consumidores e fornecer alimentos, rações e combustível essenciais para o mundo”, afirma Greg Heckman,o principal executivo da Bunge, em comunicado. 

A Bunge, empresa holandesa com sede nos EUA fundada em 1818 e conhecida como a mais antiga entre o quarteto ABCD - ADM, Bunge, Cargill e Louis Dreyfus - corporações que dominam o comércio internacional de produtos agrícolas básicos, é uma das maiores exportadoras do agronegócio, e compradoras de soja em território nacional. Com o atual processo de união a empresa pretende também expandir seu mercado para outros países como o Canadá e Austrália, sendo o último forte aliado nas centrais de expansão da Viterra. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:      LinkedIn,      Instagram      e      Facebook 

Fonte: Valor Econômico

Veja mais sobre: Bunge, Viterra, Fusão, Agronegócio

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade