17/02/2025
Funcionários com esse problema podem ser 15% menos produtivos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 26/06/2019
A velha recomendação de esquecer os problemas pessoais durante a jornada de trabalho pode parecer simples na retórica, mas não é nada fácil na prática. Um exemplo disso ocorre quando o profissional tenta manter a concentração nas tarefas, porém a mente anda preocupada com dívidas, nome sujo e acúmulo de contas para pagar. Com a prolongada crise econômica no Brasil, essa situação tem sido cada vez mais comum, conforme percebe a H3R , empresa brasileira que oferece soluções financeiras com foco no crédito consignado.
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O problema é tão sério que, atualmente, estima-se que mais de 80% dos trabalhadores brasileiros estejam passando por algum tipo de dificuldade financeira, de acordo com levantamento realizado pela Associação Brasileira de Educadores Financeiros (Abefin). Além das noites de sono perdidas pelo profissional, os reflexos disso também aparecem na empresa, com redução em torno de 15% na produtividade, segundo outro levantamento realizado nos EUA.
Na avaliação de Fernando Ferraz, sócio-fundador da H3R, é comum o RH das empresas enfrentar dificuldades para reconectar profissionais com o trabalho, em razão dessa grande preocupação deles com o acúmulo de dívidas e outros problemas financeiros. “O aumento das dívidas é comum entre os trabalhadores brasileiros e não deve ser ignorado. Consome o tempo e a energia das pessoas e é por isto que oferecemos não só o crédito consciente e personalizado para sair do vermelho, mas também educação financeira de como melhor utilizar este benefício. Trabalhamos para que o colaborador não volte a ficar endividado e comece a criar uma cultura de poupar com consciência”, destaca Fernando Ferraz.
Seja por iniciativa própria ou com apoio especializado, as empresas não devem ignorar que aquele colaborador cujo desempenho apresenta queda pode estar vivendo uma fase de dificuldades financeiras. O melhor a fazer é não deixar o assunto de lado e, na medida das possibilidades da companhia, aproximar o profissional de alternativas que o ajudem a buscar a resolução do problema, sempre com respeito ao momento vivido por ele.
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