Funcionários apontam o que torna um chefe ruim
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 22/08/2018
A empresa The Predictive Index , especializada em tecnologia para o setor de RH, ouviu mais cinco mil profissionais de 22 setores nos Estados Unidos para saber quais notas de 1 a 10 eles atribuíam aos seus chefes. Pelos critérios da pesquisa, gestores que não obtiveram nota superior a 4 são considerados ruins pela seus próprios subordinados.
Nesse grupo de chefes mal-avaliados, o principal problema é não saber comunicar as expectativas de forma clara, algo apontado por 58% dos respondentes.
Outro ponto muito criticado por quem avaliou mal seu chefe é o fato dele ter um "queridinho" na equipe, favorecendo-o em detrimento dos demais fucionários. É algo considerado tão comum a ponto de ter sido citado por 57% dos respondentes.
A terceira principal razão para um chefe ser considerado ruim pela equipe é o fato de não demonstrar interesse pela carreira e pelo desenvolvimento dos seus comandados.
Também foram alvos de crítica comportamentos como pensar que está sempre certo, não estar aberto a receber feedbacks, falar mal dos outros pelas costas e não fazer autocrítica.
O estudo da empresa The Predictive Index comprova a máxima de que muitos funcionários pedem demissão por causa do chefe, e não da empresa. Nada menos do que 77% dos entrevistados que avaliaram mal seus gestores pretendem mudar de emprego nos próximos 12 meses. Já entre os profissionais que avaliaram seus chefes com nota 9 ou 10, apenas 18% têm intenção de trocar de empresa.