SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Fluxo de Caixa Finanças Gestão Financeira Grupo Pereira Super Nosso Acats

Fluxo de caixa: é hora de maior disciplina na gestão

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 16/06/2020

Fluxo de caixa. Um dos temas que mais impactarão o setor, o assunto surgiu logo no 1º Webinar da SA Varejo.

Euler Nejm, CEO do Grupo Super Nosso (MG), deixou claro que não se iludia tanto com o boom de vendas inicial influenciado por um certo pânico da população. “Essa crise é como se a gente estivesse viajando à noite, numa estrada deserta e com o carro de farol baixo. É difícil prever muita coisa, exceto que uma mudança virá”, comentou.

[noticiasRelacionadas]

Assim como ele, outros varejistas apontam a preocupação no médio prazo com a saúde financeira das empresas. “O fluxo de caixa tem de ser foco para todos. É preciso pensar em como vamos sobreviver num cenário de crise”, afirma Paulo César Lopes, presidente da Acats (Associação Catarinense de Supermercados) e do conselho da Rede Top , 29 lojas. Segundo ele, diante de um aumento esperado do desemprego, a lógica é que o consumidor fique mais sensível a preço, o que pode impactar a margem dos supermercados. Outro ponto é ter uma estratégia conjunta entre comercial e financeiro para evitar descasamento entre prazos de pagamento, giro e recebimento dos clientes.

Ajuste no nível do estoque

Passado o período de picos na demanda, registrado no começo da quarentena, algumas redes iniciaram adequações no nível de estoque. É o caso do Grupo Pereira , que tem cerca de 68 lojas e opera super, hipermercados e atacarejos. João Pereira, VP comercial e de marketing da empresa, conta que uma das medidas tomadas inicialmente foi reduzir os inventários. “Tiramos as gorduras, uma vez que vínhamos trabalhando estocados para atender o boom de consumo inicial”, explica. Ele conta que, em abril, a companhia suspendeu compras durante uma semana para ajustes e avaliação de cenários.

“O maior desafio atualmente é a imprevisibilidade da situação, que dificulta o nosso planejamento. Na Rede Top, tínhamos planos para cinco anos. Agora, estamos repensando o cenário e revendo o que planejamos”

PAULO CÉSAR LOPES
Presidente da Acats (Associação Catarinense de Supermercados) e do Conselho da Rede Top, 29 lojas

 

“Estoque é sinônimo de caixa. Não é hora de compras desnecessárias pelo varejo, mas não significa que não temos oportunidades. Mesmo que a demanda caia 10% ou 20%, por exemplo, ainda há muita possibilidade de vendas para fazermos. Precisamos entender o consumidor”

JOÃO PEREIRA
VP Comercial e de Marketing do Grupo Pereira (SC/MS), 68 lojas

Esta matéria integra reportagem especial de SA Varejo sobre transformações profundas, quebra de paradigmas e evoluções no varejo na pandemia que permanecerão gerando impactos. Clique nos links para conferir todos os textos: 

Loja física deve oferecer objetividade na jornada de compra 

Consumo sem sair de casa continua forte

Em algumas categorias, nível de consumo deve seguir acima do período pré-Covid

E-commerce é o principal legado da pandemia

Concorrência digital avança sobre as vendas de alimentos

Colaboração entre varejo e indústria ganha produtividade

JBP vive adaptação à nova realidade

Promoções devem ser mais simples e diretas

Varejo e indústria precisarão revisar sortimento

Ruptura: novidades na busca por índices menores

Expansão exige precisão cirúrgica

Novo shopper exige transparência e confiança do seu supermercado

Relação com funcionários passa por mudanças rápidas

Aliar experiência a novos aprendizados é fundamental aos empresários do setor

 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:     LinkedIn    ,    Instagram    e    Facebook    !

COMPARTILHAR
TAGS:Fluxo de Caixa, Finanças, Gestão Financeira, Grupo Pereira, Super Nosso, Acats, Rede Top, Covid19, Coronavírus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados