SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aumento nos preços e alta competitividade muda cenário de ofertas do varejo na Páscoa

05/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Bnex Bnex Tecnologia para o Varejo Shopper Report Pesquisa Faturamento Ticket médio

Faturamento e frequência de compra sobem e quantidade de itens diminui no 1º semestre de 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/10/2023


Foto: Adobe Stock

No primeiro semestre de 2023 houve um aumento de 6,6% no faturamento das redes. Algo que demonstra a postura resiliente e flexível do varejo alimentar. O preço médio também subiu (8,4%) e como consequência o gasto médio teve um acréscimo de 5,6%. Além desses, a frequência e a quantidade de tickets e de clientes também apresentaram um crescimento

[noticiasRelacionadas]

Em contrapartida, a quantidade de itens e os itens por carrinho tiveram uma redução de 1,9%, e 6,3%, respectivamente.

Os dados compõem a pesquisa Shopper Report que analisa o comportamento de consumo no varejo alimentar, idealizada pela Bnex   Tecnologia para o Varejo . Em relação ao faturamento por canal, os resultados também foram relativamente positivos. 

Em comparação aos demais formatos, os atacarejos são os únicos que tiveram um decréscimo na quantidade de clientes e ticket médio – cerca de 0,8% e 0,1%. A maior queda nos itens por carrinho e quantidade de itens foram nos hipermercados (-6,8% e 2,2%). 

O aumento mais expressivo no preço médio foi nos supermercados com quase 9%, seguido pelo hipermercado com 8,6%. Já os atacarejos, famosos pelo preço mais reduzido, tiveram a menor elevação, com apenas 4,2%. 

Sobre as missões de compra houve uma variação pequena entre o primeiro semestre de 2022 e 2023. Todas as redes registaram um decréscimo nas compras de reposição e abastecimento, sendo que a queda mais expressiva foi nos hipermercados (0,8% e 1,3%). 

Já as compras de emergência, que envolvem a compra de até 4 itens, cresceram em todos os canais, enquanto as compras de conveniência cresceram 0,3% nos atacarejos e hipermercados e caíram 0,1% nos supermercados.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:       LinkedIn,        Instagram       e       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Bnex, Bnex Tecnologia para o Varejo, Shopper Report, Pesquisa, Faturamento, Ticket médio, Missões de compra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Mix Mateus - FachadaVarejo em contexto

Crescimento de atacarejos é impulsionado pelo Mateus em 2024

Corredor de supermercado - adobe stockPesquisa

Nordeste, Norte e Sul superam a média nacional em vendas do varejo alimentar

Estande da Adria no Trade ConnectionLett

M. Dias Branco registra alta de 113% nas vendas em 6 meses, com apoio da Neogrid

Dalben - HortifrútiPesquisa

SP registra abertura de mais de 4 mil lojas de varejo alimentar em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados