SA+ Ecossistema de Varejo

Bnex Bnex Tecnologia para o Varejo Shopper Report Pesquisa Faturamento Ticket médio

Faturamento e frequência de compra sobem e quantidade de itens diminui no 1º semestre de 2023

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 10/10/2023


Foto: Adobe Stock

No primeiro semestre de 2023 houve um aumento de 6,6% no faturamento das redes. Algo que demonstra a postura resiliente e flexível do varejo alimentar. O preço médio também subiu (8,4%) e como consequência o gasto médio teve um acréscimo de 5,6%. Além desses, a frequência e a quantidade de tickets e de clientes também apresentaram um crescimento

[noticiasRelacionadas]

Em contrapartida, a quantidade de itens e os itens por carrinho tiveram uma redução de 1,9%, e 6,3%, respectivamente.

Os dados compõem a pesquisa Shopper Report que analisa o comportamento de consumo no varejo alimentar, idealizada pela Bnex   Tecnologia para o Varejo . Em relação ao faturamento por canal, os resultados também foram relativamente positivos. 

Em comparação aos demais formatos, os atacarejos são os únicos que tiveram um decréscimo na quantidade de clientes e ticket médio – cerca de 0,8% e 0,1%. A maior queda nos itens por carrinho e quantidade de itens foram nos hipermercados (-6,8% e 2,2%). 

O aumento mais expressivo no preço médio foi nos supermercados com quase 9%, seguido pelo hipermercado com 8,6%. Já os atacarejos, famosos pelo preço mais reduzido, tiveram a menor elevação, com apenas 4,2%. 

Sobre as missões de compra houve uma variação pequena entre o primeiro semestre de 2022 e 2023. Todas as redes registaram um decréscimo nas compras de reposição e abastecimento, sendo que a queda mais expressiva foi nos hipermercados (0,8% e 1,3%). 

Já as compras de emergência, que envolvem a compra de até 4 itens, cresceram em todos os canais, enquanto as compras de conveniência cresceram 0,3% nos atacarejos e hipermercados e caíram 0,1% nos supermercados.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:       LinkedIn,        Instagram       e       Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:Bnex, Bnex Tecnologia para o Varejo, Shopper Report, Pesquisa, Faturamento, Ticket médio, Missões de compra
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Cigarro em supermercado Adobe StockPesquisa

Mercearia básica registra a maior elevação de preços em outubro

Adobe Stock - Bebidas - EspumantePesquisa

Hiper e supermercados devem ser responsáveis por quase 20% do faturamento do varejo durante a Black Friday

Mix Mateus - Corredor - Retail MediaPesquisa

Atacarejos de grandes varejistas crescem 3,7 vezes mais com expansão do que com mesmas lojas

Grupo Peruzzo abre a 27ª loja no RSGrupo Peruzzo

Grupo Peruzzo abre a 27ª loja no RS

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados