15/06/2025
Fabricantes lançam produtos em novo segmento
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 15/07/2019
A procura por itens sustentáveis tem crescido a cada ano. Por conta disso, as indústrias se movimentam e colocam no mercado cada vez mais versões de produtos que não agridem o meio ambiente. A iniciativa se baseia numa mudança em curso do comportamento do consumidor.
Estudo da Tetra Pak constatou que 95% dos brasileiros acreditam que as questões ambientais devem ganhar maior relevância nos próximos anos. Também identificou que 47% dos consumidores buscam por selos que atestem uma fabricação sustentável nas embalagens de bebidas.
Outro levantamento, feito pelo Instituto Akatu , aponta que, atualmente, 38% dos 1.090 entrevistados afirmam ter incorporado mais de cinco práticas sustentáveis ao seu dia a dia. Em 2012, esse percentual era de 32%.
Lançamentos no mercado
O segmento de higiene e beleza é um dos que tem trazido inovações com esse perfil. Uma das empresas é a Dubebe , que conta com 25 SKUs em categorias como fraldas infantis, toalhas umedecidas, absorventes, entre outras. “Trabalhamos com hastes flexíveis 100% renováveis, sendo que suas embalagens são reutilizáveis. O mesmo acontece com as embalagens dos algodões”, explica Luciano Silveira, diretor comercial da empresa.
Segundo o executivo, a ideia surgiu da crescente demanda do consumidor por produtos sustentáveis e ecologicamente corretos. “Percebemos que, a cada dia, aumenta a consciência das novas gerações com relação a esses aspectos e maior exigência no que diz respeito a opções de compra”, diz Silveira.
Ele explica que, toda a linha de produtos que leva a marca Dubebê e Dumomento está sendo lançada neste mês, mas nem todos os itens são biodegradáveis. “É muito difícil criar produtos 100% ecológicos, por isso desenvolvemos Box Reutilizáveis, e iremos oferecer refis aos consumidores para diminuir o consumo de plástico”, explica o diretor comercial.
Outra empresa que tem apostado nesses produtos é a paranaense Mili . Recentemente, também colocou no mercado suas hastes flexíveis de plástico biodegradável. O item faz parte da linha premium da empresa, que inclui fraldas descartáveis infantis, lenços higiênicos, entre outros.
O produto foi desenvolvido em conjunto por três áreas da companhia: produção, marketing e comercial. Segundo a empresa, o lançamento conta com preço final competitivo em relação aos que utilizam plástico tradicional.
Notícias relacionadas

Preço continua sendo um dos maiores empecilhos na escolha por marcas sustentáveis

Mondelēz aposta em tecnologia para manter a qualidade dos itens em meio às mudanças climáticas

Assaí pretende usar energia renovável em 100% de suas lojas até o fim do ano
