Euromonitor mostra crescimento das vendas de cerveja em 2022
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 16/02/2023
Foto: Stock Adobe
Pesquisa de mercado Euromonitor International, para o Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv), mostra que as vendas de cerveja em 2022 cresceram 8% ante 2021. Com isso, o consumo da bebida no período ficou em torno de 15,4 bilhões de litros. Do volume total de vendas no varejo, 97% refere-se a categoria lager.
[noticiasRelacionadas]
“Mesmo em um período tão desafiador para a economia e a indústria, marcado pelo cenário de alta inflacionária, somado a restrições impostas pela pandemia de Covid-19 e o impacto do conflito entre Rússia e Ucrânia, o resultado consolida a relevância e o compromisso do setor cervejeiro no desenvolvimento econômico e social do Brasil, explica Márcio Maciel, Presidente Executivo do Sindicerv.
O Brasil é o terceiro maior produtor do mundo de cerveja e a cadeia produtiva representa 2% do Produto Interno Bruto e gera mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos, com massa salarial de R$ 27 bilhões. Em termos de faturamento, a projeção das vendas da cadeia cervejeira apresentou alta de aproximadamente 19,8% em comparação a 2021, totalizando R$ 277,4 bilhões ante R$ 231,6 bilhões no ano anterior.
O levantamento revelou que a categoria da cerveja não alcoólica foi uma das mais bem-sucedidas em 2022, impulsionada pelo aumento da busca pela saúde e do consumo consciente com a oferta e inovação dos produtos pelas fabricantes. A projeção do volume por litros foi de aproximadamente 390 milhões, o que corresponde ao crescimento de 37,6% nas vendas em comparação com 2021.
Entre as marcas, Skol e Brahma continuam na liderança com maior volume de vendas no país, seguida da Antartica, Itaipava, Nova Schin e Kaiser.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram e Facebook