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25/04/2025
Estudo mostra que conexões humanas e confiança impulsionam produtividade
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 01/06/2022
Foto: Stock Adobe
Pesquisa intitulada “Organizacional cultura: From always connected to omni-connected”, mostra que as empresas podem fortalecer a cultura e a conexão entre seus funcionários por meio de "experiências omniconectadas". O estudo realizado pela Accenture identificou que apenas uma em cada seis pessoas se sente realmente conectada, em um sentido humano, ao trabalho. Profissionais que atuam de forma presencial estão entre os menos conectados.
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De acordo com a pesquisa, “experiências omniconectadas", possibilitam a criação de um ambiente de trabalho mais igualitário, onde as pessoas se sentem confortáveis e conseguem atuar de forma plena, além de permitir experiências equitativas em relação ao desenvolvimento de suas carreiras, construção de relacionamentos e criação de valor e impacto pessoal e comercial - independentemente de onde estejam.
O estudo revela ainda que ao comparar profissionais que atuam de forma híbrida e remota, os trabalhadores presenciais são os que se sentem menos conectados. De acordo com o levantamento, 42% dos trabalhadores presenciais se sentem "desconectados", contra 36% dos trabalhadores híbridos e 22% dos que atuam de forma totalmente remota. Embora o tempo presencial seja importante, a proximidade física sem suporte da liderança, flexibilidade, tecnologia ou senso de propósito não se traduz necessariamente em conexões mais profundas com o trabalho e entre colegas.
Outro ponto relevante destacado pelo documento é de que funcionários que se beneficiam de experiências omniconectadas podem contribuir com um crescimento de receita anual de 7,4%. A omniconexão também fortalece a confiança. 29% dos colaboradores omniconectados têm um nível de confiança maior nas suas organizações. Além disso, a omniconexão faz com que 59% dos funcionários queiram manter seus empregos, além de levar 90% a afirmarem que conseguem ser produtivos em qualquer lugar.
"As pessoas e a cultura são as principais fontes de diferenciação competitiva das organizações e são fundamentais para o crescimento. À medida que as pessoas repensam suas relações com o trabalho, os líderes têm a oportunidade de fortalecer a cultura olhando para além do espaço e do local de trabalho", afirma Ellyn Shook, Chief Leadership and Human Resources Officer na Accenture. "Ao criar experiências omniconectadas, os líderes colocam os relacionamentos em primeiro lugar e nivelam o campo de atuação. Dessa forma, cada pessoa pode se dedicar ao trabalho dentro de um modelo que funcione para ela -- o que aprofunda a confiança e impulsiona os resultados de negócios".
O estudo atual identifica quatro ações principais que liberam valor — tanto para colaboradores quanto para o negócio em si — por meio de experiências omniconectadas. São elas:
- Incutir uma liderança moderna: Liderar ouvindo primeiro e colocando os compromissos na prática. Quando as pessoas se sentem seguras para falar, é necessário ouvi-las com empatia, compaixão e respeito. Uma comunicação regular e transparente permite que os líderes aumentem os níveis de confiança de seus colaboradores.
- Promover uma cultura de prosperidade: As pessoas que enxergam uma linha clara conectando seu trabalho ao propósito da empresa se mostram mais conectadas e realizadas. Os líderes podem aprofundar essa conexão mostrando que a diversidade de ideias e experiências é importante para o sucesso da organização no longo prazo. Além disso, é importante criar um ambiente de atenção à saúde dos colaboradores como um todo.
- Investir em uma organização ágil: Experiências omniconectadas ajudam as pessoas a serem produtivas em qualquer lugar. Os líderes precisam expandir a noção de flexibilidade, levando em consideração quando e como os indivíduos trabalham melhor. A partir daí, é possível criar estruturas de flexibilidade suficientemente ágeis para serem adaptadas e atender às necessidades de um ambiente fluido e em constante mudança.
- Empoderar as pessoas por meio da tecnologia: A construção de uma base tecnológica robusta na nuvem é o primeiro passo. O próximo é capacitar as pessoas a experimentar e explorar tecnologias emergentes como o metaverso e dar a autonomia de que necessitam para melhorar seus próprios processos usando tecnologia e dados.
"Os líderes estão focados em acessar, criar e liberar todo o potencial de seus colabores. Aos poucos, estão percebendo que esta é uma oportunidade para reavaliarem suas culturas e formas de trabalho", afirma Christie Smith, líder global para Talent & Organization na Accenture. "A criação de um ambiente com foco na conexão, comunicação e promoção da confiança mostra que os líderes respeitam e valorizam o tempo e o talento de seus colaboradores. E o nosso estudo deixa claro que isso contribui diretamente com o aumento das receitas e da produtividade".
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