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20/02/2025
Estratégia para captar recursos é utilizada por 73% dos varejistas
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 14/07/2023
Foto: Arquivo SA+
Apesar de ser recente no País, a estratégia de Retail Media já conquistou diversos empresários do varejo. 87% das grandes indústrias pretendem manter ou aumentar o investimento na estratégia, enquanto 73% dos varejistas já trabalham com o canal.
É o que apontam dados da pesquisa inédita feita pela Newtail, startup de Retail Media, que estará presente no TRADE CONNECTION, evento realizado pela SA+ Trade, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, no dia 29 de agosto com palestra de Gabriel Monteiro, founder e CEO da Newtail ( CLIQUE AQUI e saiba mais sobre o evento).
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Segundo o levantamento realizado entre abril e maio deste ano que avaliou respostas de 103 participantes do setor representados, majoritariamente, por varejos e indústrias de grande porte (84%), o GPA é o 2º varejista mais utilizado pelas indústrias na hora de criar campanhas de Retail Media (67%). Já dentre as indústrias que mais fizeram ações com esta estratégia, as mais citadas foram Unilever, Nestlé e Ambev.
A pesquisa também identificou que a categoria "alimentos e bebidas" é a principal para ações de Retail Media, tanto na indústria como no varejo, com respectivamente 62% e 63% de respostas em cada setor.
“O potencial do segmento alimentício no Retail Media é enorme. Depois da pandemia, o mercado alimentício, principalmente no e-commerce, teve um crescimento muito representativo. E, ao contrário do que muitos imaginavam, mesmo após o período de reclusão, os consumidores continuam comprando online”, explica Gabriel Monteiro.
Logo depois aparece a categoria de "Perfumaria, Cosméticos e Saúde" com 23% de aderência pela indústria e 51% pelo varejo. Entretanto, na 47ª edição da Webshoppers, os dados se invertem e Alimentos e Bebidas ocupa a 3ª posição com o maior número de pedidos em 2022 enquanto a Perfumaria e Cosméticos está em 1º lugar, seguida por Casa e Decoração.
O que é Retail Media?
O Retail Media é a publicidade realizada nos canais de venda ou espaços publicitários do varejo, tendo como diferencial a capacidade de utilizar dados de comportamento de compra para criar anúncios personalizados e mensuráveis.
Para o varejo, é uma monetização adicional às verbas já destinadas das áreas comerciais e de trade. Já as marcas, podem obter maior assertividade na comunicação no e-commerce ao atingirem consumidores que estão no momento de compra do produto.
Para que o Retail Media funcione é necessário a colaboração de dados entre indústria e varejo. Entretanto, a pesquisa demonstra que 11% dos varejistas ainda não compartilham dados de sell-out (anonimizados e focados no comportamento de compra) com as indústrias e 60% não os vendem.
Segundo Monteiro, este fenômeno ocorre devido à insegurança de como esses dados serão utilizados, algo que ocasiona a perda, por parte desses empresários, de um grande potencial de rentabilidade.
Na indústria
Entre as indústrias brasileiras que responderam à pesquisa, 79% já estão trabalhando com a estratégia, e em 63% delas o orçamento vem da área de e-commerce, com apenas 20% vindo do marketing e 17% do trade marketing.
Quando questionadas sobre as principais vantagens da estratégia destacaram a segmentação de público e impacto nos consumidores (80%); mensuração com maior precisão do impacto das ações de marketing nas vendas (77%); conhecer os hábitos de consumo dos clientes de forma mais refinada (63%); melhorar o relacionamento com o varejo (37%) e monetizar ativos de audiência e publicidade (27%).
Para isso, dentre os tipos de mídia mais investidas, o Retail Media alcança a 2ª posição, com 23%, seguida por Vídeo (10%) e SEM e Social (3%).
Sobre os principais objetivos das campanhas, 57% declaram a vontade de melhorar a performance de venda de produtos estratégicos dentro dos e-commerces, seguida por 20% que afirmam aumentar a visibilidade da marca nos e-commerces, e 20% declaram mensurar com mais precisão o impacto das ações de marketing nas vendas.
Dentre as empresas que ainda não trabalham com a estratégia, 75% justificam que não se sentem preparadas para começarem por falta de conhecimento. “Isso mostra que ainda é preciso trazer mais informações sobre o mercado no Brasil. Sabemos que é algo que está crescendo, mas muitas indústrias não sabem por onde começar”, diz Monteiro.
No Varejo
Assim como as indústrias, os varejos do país também estão integrando e investindo em estratégias de Retail Media, e dentre os locais de anúncios mais trabalhados estão os "banners em páginas estratégicas" com 94%, e "primeiros resultados de busca com produtos patrocinados" com 83%.
De forma unânime, 100% das indústrias e dos varejistas disseram acreditar que Retail Media é a nova tendência do varejo. “Até mesmo as marcas que ainda não investem na estratégia reforçam que ela veio para ficar. Isso mostra a importância e potencial do canal”, diz Monteiro.
Apesar de dificuldades, 46% dos varejistas que ainda não atuam com Retail Media dizem que pretendem começar em 2023.
Para acessar o estudo completo clique aqui .
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