Enxuto alcança queda na ruptura e eficiência no estoque
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/07/2023
Foto: Divulgação
Com lojas nas cidades de Campinas, Limeira, Cosmópolis, Piracicaba e Rio Claro, todas no interior de São Paulo, a varejista sempre teve as tecnologias e o mundo digital como pautas relevantes.
Recentemente, duas ferramentas têm auxiliado o grupo com resultados significativos – o Power BI e o Hub de Integração, responsáveis por gerar insights valiosos para as áreas de negócios, como comercial, marketing e operações, e centralizar e padronizar os fluxos de integração entre sistemas, além de contribuir para a criação de estratégias assertivas a fim de reduzir a ruptura e o desequilíbrio no estoque.
Para Samuel Vanio Costa Junior, CEO do Grupo Enxuto, é inegável que os dados desempenham um papel cada vez mais essencial nos negócios. “Por isso, é fundamental que estejamos atentos às novas tecnologias e ferramentas disponíveis para capturar, armazenar, processar e analisar grandes volumes de informações conhecidos como big data”, comenta.
“Também estamos investindo em soluções de inteligência artificial, machine learning, deep learning, visão computacional, processamento de linguagem natural e outras tecnologias avançadas, além de estarmos construindo uma cultura data-driven em nosso time”
SAMUEL VANIO COSTA JUNIOR - CEO do Grupo Enxuto
Power BI
Permitiu a criação de estratégias mais assertivas que contribuíram para uma queda de 4% na ruptura, além de melhorar os indicadores de estoque. A solução ajudou na criação de relatórios dinâmicos e interativos, análise preditiva por meio de métricas, KPIs e dashboards personalizados. Também contribuiu para identificar oportunidades na geração de inventários e avaliar se os estoques são suficientes para as promoções realizadas. Somam-se a isso apontar padrões e tendências e indicar os itens com maior potencial de lucro.
Hub de integração
Com a solução, a empresa conseguiu reduzir em 90% o tempo necessário para desenvolver novas integrações. Outra vantagem foi a monitoração de todo o ambiente de integrações, eliminando aquelas desenvolvidas de forma precária e sem preocupação com a segurança. Identificação de duplicidade de informações e melhoria na qualidade dos dados são outros benefícios.
Carrinho inteligente
A novidade já responde por 5% dos itens vendidos. Levantamentos internos também indicam que houve um aumento de 30% no tíquete médio em relação aos checkouts tradicionais e de 330% em relação ao self checkout. Futuramente a rede pretende utilizar o carrinho na ruptura visual, que indica itens armazenados e não expostos em lojas, por meio da IA (Inteligência Artificial).