ÚLTIMAS NOTÍCIAS
13/02/2025
Enxuto alcança queda na ruptura e eficiência no estoque
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 17/07/2023
Foto: Divulgação
Com lojas nas cidades de Campinas, Limeira, Cosmópolis, Piracicaba e Rio Claro, todas no interior de São Paulo, a varejista sempre teve as tecnologias e o mundo digital como pautas relevantes.
Recentemente, duas ferramentas têm auxiliado o grupo com resultados significativos – o Power BI e o Hub de Integração, responsáveis por gerar insights valiosos para as áreas de negócios, como comercial, marketing e operações, e centralizar e padronizar os fluxos de integração entre sistemas, além de contribuir para a criação de estratégias assertivas a fim de reduzir a ruptura e o desequilíbrio no estoque.
Para Samuel Vanio Costa Junior, CEO do Grupo Enxuto, é inegável que os dados desempenham um papel cada vez mais essencial nos negócios. “Por isso, é fundamental que estejamos atentos às novas tecnologias e ferramentas disponíveis para capturar, armazenar, processar e analisar grandes volumes de informações conhecidos como big data”, comenta.
“Também estamos investindo em soluções de inteligência artificial, machine learning, deep learning, visão computacional, processamento de linguagem natural e outras tecnologias avançadas, além de estarmos construindo uma cultura data-driven em nosso time”
SAMUEL VANIO COSTA JUNIOR - CEO do Grupo Enxuto
Power BI
Permitiu a criação de estratégias mais assertivas que contribuíram para uma queda de 4% na ruptura, além de melhorar os indicadores de estoque. A solução ajudou na criação de relatórios dinâmicos e interativos, análise preditiva por meio de métricas, KPIs e dashboards personalizados. Também contribuiu para identificar oportunidades na geração de inventários e avaliar se os estoques são suficientes para as promoções realizadas. Somam-se a isso apontar padrões e tendências e indicar os itens com maior potencial de lucro.
Hub de integração
Com a solução, a empresa conseguiu reduzir em 90% o tempo necessário para desenvolver novas integrações. Outra vantagem foi a monitoração de todo o ambiente de integrações, eliminando aquelas desenvolvidas de forma precária e sem preocupação com a segurança. Identificação de duplicidade de informações e melhoria na qualidade dos dados são outros benefícios.
Carrinho inteligente
A novidade já responde por 5% dos itens vendidos. Levantamentos internos também indicam que houve um aumento de 30% no tíquete médio em relação aos checkouts tradicionais e de 330% em relação ao self checkout. Futuramente a rede pretende utilizar o carrinho na ruptura visual, que indica itens armazenados e não expostos em lojas, por meio da IA (Inteligência Artificial).
Notícias relacionadas

Grupo Moura introduz um novo atacarejo ao mercado catarinense

Três maiores players do segmento de conveniência inauguraram quase 1.000 lojas no Brasil em 2024

Supermercado Terê Frutas compartilha seus planos de expansão
