SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Villefort Atacarejo inaugura 3ª loja em Goiás nesta semana

16/07/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Mulheres do Varejo Pesquisa Isolamento Social Covid Covid19

Entre varejistas, isolamento social impactou de forma distinta mulheres e homens

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 20/07/2020

Para entender o impacto desse momento de pandemia na vida pessoal e profissional, o grupo Mulheres do Varejo  realizou pesquisa com homens e mulheres que trabalham de forma direta ou indireta com o varejo e percebeu que os sentimentos causados pelo isolamento social são percebidos de forma distinta entre os gêneros.

[noticiasRelacionadas]

Enquanto para 39% dos homens não houve medo nem pavor – somente um ajuste na rotina – apenas 18% das mulheres sentiram o mesmo. Outra constatação é de que as mulheres se cobraram mais, no início, com relação à "produtividade extra”, a exemplo de participação em cursos, acompanhamento de Lives e prática de exercícios físicos. 

Sintomas físicos

O impacto físico também foi sentido de forma diferente. Metade dos homens não relatou nenhum sintoma físico, já entre as mulheres apenas 1/3 podem dizer o mesmo. Entre os entrevistados, de ambos os gêneros, a insônia foi o incômodo físico mais citado.

Necessidade de adaptação

De acordo com o estudo do grupo Mulheres do Varejo, a adaptação ao isolamento social para metade das mulheres e dos homens foi mais difícil no início, sobretudo para estabelecer uma nova rotina. As mulheres se sentem sobrecarregadas, embora a percepção dos homens seja diferente em relação às suas esposas/companheiras. Segundo a pesquisa, para 1/4 das mulheres a maioria das tarefas domésticas ficou sob a sua responsabilidade, enquanto que metade dos homens acredita que dividem e continuam dividindo as tarefas domésticas com elas. A missão de acompanhar e interagir com os filhos e ajudá-los no home schooling também recai muito mais sobre elas.

Considerando a nova rotina no trabalho, também tem sido difícil para as mulheres: 2/3 delas não se sentem confortáveis e apresentam dificuldades de conciliar a nova rotina profissional com as tarefas domésticas. Embora a metade dos homens ache que as mulheres estão dando conta, há a percepção de que elas estão trabalhando muito mais, algo que, somado a uma grande carga de tarefas doméstica, as deixa muito cansadas.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                           LinkedIn                          ,                          Instagram                          e                          Facebook                          !

 

COMPARTILHAR
TAGS:Mulheres do Varejo, Pesquisa, Isolamento Social, Covid, Covid19
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Estudo aponta queda na alimentação fora do lar e mudanças por faixa socialWorldpanel by Numerator

Estudo aponta aumento de 5,5% nas refeições dentro do lar

Adobe StockBrand Footprint Brasil 2025

Compras mais estratégicas reduzem expansão de marcas nos lares

Alimentos mantêm ritmo de lançamentos e sustentam alta da atividade industrialConsumo

Alimentos mantêm ritmo de lançamentos e sustentam alta da atividade industrial

Adobe StockConsumo

Super e hipermercados registram queda de 4,3% nas vendas em junho

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados