Entenda como se reinventar para vencer a competição com as lojas especializadas na Páscoa

Avaliação:

(1 Avaliação)

Bárbara Fernandes - barbara.silva@samaisvarejo.com.br -

Pontos extras, criatividade nas ativações e amplo sortimento são algumas das estratégias para conquistar o share of heart do seu cliente


Foto: Divulgação

O que os olhos não veem...impacta nas emoções do shopper, na relação com a loja e em sua disposição para consumir. Dê uma olhada na foto acima. Certamente você não está vendo conexão com a Páscoa, certo? Mas olhe de uma forma diferente e veja como esse conceito pode fazer sentido. Por um lado, a data hoje é dos ovos de chocolate, claro, mas também das barras, das caixas de bombons, dos kits e por aí vai. Por outro lado, as pessoas estão procurando formas de descompressão dos atuais desafios impostos pela economia. Mais do que isso, elas querem leveza e desejam estar com pessoas que são importantes em suas vidas.

Por que não se inspirar nas lojas especializadas na venda de chocolate, que conseguem encantar o consumidor num ambiente estético, com elementos decorativos e apresentação bonita, envolvente e acima de tudo prazerosa. O importante não é o espaço ou o tamanho, mas o conceito que pode ser adaptado à realidade de cada empresa.

“O varejo precisa reinventar a Páscoa brasileira. Em vez de deixar o chocolate só lá na parreira, o varejista pode trazê-lo para a frente junto com outros produtos típicos e até algumas decorações”
conta Simone Terra, Sócia-diretora da STerra Soluções Estratégicas

Concorrência das especializadas

As lojas especializadas estão ganhando cada vez mais força no mercado competitivo e confirmando a tendência de aquisição de chocolates em outros formatos para além do ovo. Porém o varejista pode adaptar tais inspirações ao seu formato e criar uma experiência semelhante.

Para competir com as lojas especializadas, o varejo alimentar precisa gerar experiência de compra. Afinal, ele tem ainda uma vantagem: a de ter tudo em um só lugar. E tempo tem sido o maior artigo de luxo. O consumidor já é atraído às lojas para suas compras recorrentes de alimentação e até para as específicas da data em função dos almoços típicos da Páscoa. Por isso, uma boa decoração de loja e ativações atraentes podem captar o consumidor pela oportunidade de compra.

“Pontos extras decorativos encantam os clientes, proporcionam uma experiência de compras memorável e aumentam o engajamento com os produtos associados à época, contribuindo também para o aumento das vendas”
comenta Caroline Pontes, gerente de marketing do Uniforça


Foto: Divulgação

Amplo sortimento

Explore itens diferenciados que tragam tendências de consumo, como a indulgência, com produtos premium e inovadores, a saudabilidade e, incluive, opções de menor desembolso.

Como buscar um pedaço maior do coração do seu cliente nesta Páscoa?

  • Vá além do que tradicionalmente você vê nas seções de chocolates dos supermercados. Busque referências em lojas especializadas nesses produtos.
  • Desperte suas emoções criando um momento de magia. Quando conversamos com o racional dele, toda essa exigência freia o bolso, mas, quando tocado emocionalmente, o shopper fica mais disposto a gastar.
  • Tenha um sortimento diverso, destacando também bombons e barras de chocolate ou até outros tipos de doces.
  • Invista nas decorações típicas da época ou até mesmo na criação de um Store-in-Store.
  • Dedique mais terminais de gôndola e boca de caixa para a categoria.
  • Entenda seu cliente por meio do CRM, que pode gerar informações e insights valiosos que vão dar a direção do caminho das pedras. Os dados permitem trabalhar com públicos segmentados e personalizar, proporcionando uma experiência que encanta o shopper.
  • Itens que visam à saudabilidade estão em alta. O consumidor está cada vez mais preocupado com a sua alimentação, por isso alternativas de chocolates e ovos sem glúten, lactose ou açúcar são uma boa aposta.
  • Aproveite o relacionamento com a indústria, que pode auxiliar com materiais interessantes para o PDV, ações com degustadores/promotores em lojas, embalagens atrativas e campanhas de marketing criativas.

Experiência gourmet  A loja La Grande Épicerie, em Paris, é conhecida pelo seu mix diverso e de alta qualidade. Na Páscoa, itens com embalagens presenteáveis encantam os olhos dos consumidores.  Foto: Simone Terra 

“A Páscoa representa uma venda altíssima para o varejo. Por isso, é muito importante que os varejistas se organizem e se estruturem para melhorar a data, da mesma forma que fazem com o Natal”,
fala Simone Terra, sócia-diretora da STerra Soluções Estratégicas

Uniforça e Coop dividem ações que geram resultados durante a Páscoa

Matéria originalmente publicada na edição de fevereiro de 2024 da SA+ Ecossistema de Varejo. Leia a edição completa AQUI .

Para ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+Trade nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook  

 

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade