SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

19/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

CRM Big Data Analytics Mercafácil Gestão de Clientes

Entenda como reter e fidelizar clientes na loja física

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 23/11/2018

A ambiente digital é cada vez mais importante para o varejo, no entanto o engajamento do consumidor com a loja física continua muito forte. Uma das principais razões é que uma visita ao ponto de venda ainda é o meio imbatível de escolher alimentos frescos, tão importantes na sexta de compras do shopper. Não apenas porque escolhê-los pessoalmente é garantia de qualidade, mas também porque a compra desses produtos exige visitar frequentes à loja, o que garante ainda a compra de outros itens.

Estudo da Mercafácil , especializada em software para gestão inteligente de clientes, mostra que, em média, o consumidor brasileiro faz 4,3 compras por mês na mesma loja física, o que significa ao menos uma visita por semana. Essa alta frequência de compra é uma oportunidade para as lojas físicas engajarem mais os consumidores, oferecendo uma melhor experiência de compra, avalia a empresa, que tem entre seus clientes mais de 400 supermercados, entre os quais as redes Laranjão, Verde Mais, Serve Sempre e Nicolini.

[noticiasRelacionadas]

Com visitas tão frequentes, o supermercado, sobretudo as lojas de bairro, continuam fazendo parte do dia a dia dos consumidores brasileiros. Essa proximidade é comprovada na análise mais aprofundada dos números apurados pela Mercafácil: 19% das lojas atraem o cliente a cada 4 ou 5 dias, enquanto 5% delas conseguem intervalos ainda mais curtos, de apenas dois ou três dias. Isso significa que praticamente um quarto dos pontos de venda recebem a visita de um mesmo cliente, no mínimo, seis vezes ao mês.  

Alta capacidade de reter clientes por meio de ações de engajamento e fidelidade é uma das vantagens competitivas dos pontos de venda físicos, em comparação com o varejo online. Com um bom trabalho de gestão inteligente de clientes , é possível aumentar a quantidade de pessoas visitando a loja com frequência, elevando engajamento e com ganhos na fidelização desse público.

Na avaliação da Mercafácil, o varejo alimentar só atentou recentemente ao fato de que fidelizar e reter clientes é uma ação fundamental para obter sucesso, principalmente com lojas físicas. O grande risco para quem não faz investimentos nesse sentido é ver a fuga da clientela. Estudo da Mercafácil calculou que uma loja física perdeu, em média, 34% dos clientes em 2017. Esse problema é bem mais grave nos supermercados que não fazem boa gestão de clientes: 60% dos clientes de lojas nessa situação deixaram de comprar no mesmo período de um ano.

A boa notícia é que nas lojas que implementaram melhores práticas na gestão de clientes,  a perda de público foi reduzida para menos de 20%, segundo informações da empresa que fornece soluções como como CRM, Big Data e Analytics. 

Uma conclusão dessa análise é que, por meio da gestão de clientes, as suas lojas físicas podem aproveitar a alta frequência de compras e o forte engajamento dos consumidores com alimentos para transformar a experiência de compra, por exemplo promovendo ações segmentadas para conectar grupos de consumidores com as categorias de alimentos mais relevantes para eles. De acordo com a Mercafácil, essas ações são fáceis de fazer e, como resultado, geram elevação de faturamento e ajudam a fidelizar clientes.

Alguns exemplos dessas ações que podem ser promovidas para grupos específicos de clientes, identificados com ajuda da tecnologia pelo comportamento de compra, são: café da manhã com direito a degustação de itens de padaria;  preparação de pratos na loja, sob comando de um chef de cozinha que ensina o passo a passo da receita; lançamento em primeira mão de produtos para consumidores com alta preferência naquela categoria. Tudo iso cativa o público e gera vendas a curto, médio e longo prazo.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:   LinkedIn Instagram  Facebook  !

COMPARTILHAR
TAGS:CRM, Big Data, Analytics, Mercafácil, Gestão de Clientes
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockGestão e negócios

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

Gilberto XandóGestão e negócios

Ex-presidente da JBS Brasil assume cargo de CEO da divisão internacional

SupernossoExpansão

Supernosso prevê investimento de R$ 15 milhões em novas lojas

Grupo Nova Era -  EscolaEducação Corporativa

Grupo Nova Era inaugura escola infantil para filhos de colaboradores

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados