Entenda como gerar economia e facilidades para o consumidor pode tornar sua loja a principal escolha de compras
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 11/03/2024
Foto: Adobe Stock
Ajudar o cliente a alcançar produtos e marcas que ele deseja é uma maneira de participar das suas aspirações. Isso contribui para criar laços emocionais, o que traz inúmeras vantagens competitivas. Entre elas, estão conquistar uma fatia maior do share of wallet do consumidor e se tornar a sua principal escolha de compras, diferenciando-se da concorrência unicamente por atributos racionais.
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Esse foi o assunto discutido no primeiro Papo de Varejo de 2024, com os convidados Marco Senff, diretor comercial do Banco Senff e Bruna Falani, fundadora da Shopper 2B e consultora de varejo. O debate comm o tema "Como transformar economia em experiência para o consumidor" foi mediado por Alessandra Morita, head de conteúdo da SA+ Ecossistema de Varejo, e trouxe insights de como fazer isso na prática a partir das melhores soluções e com os melhores parceiros, além de quebrar alguns paradigmas sobre a experiência para o consumidor.
Ambos os especialistas concordam que o atendimento no PDV faz toda a diferença para conquistar seus shoppers. Um sorriso, e uma personalização do atendimento são coisas simples que se aplicadas podem trazer resultados promissores.
Em missão promovida pela SA+ Internacional, braço da SA+ Ecossistema de Varejo, empresário do setor do varejo alimentar visitaram Orlando e puderam presenciar a qualidade no atendimento dos colaboradores de grandes parques da região. “Eles conseguem encantar as pessoas e aliam o bom atendimento com a tecnologia e é isso que eu acho que vai contribuir com o varejo”, comenta Senff.
Sobre o cenário econômico e seus impactos no comportamento dos clientes, os especialistas indicaram formas eficientes para executar uma gestão com objetivo de ajudar os consumidores a gastarem da melhor forma dentro da loja.
“Se ele gastar menos no meu supermercado pode ser que ele gaste com outras coisas fora, por isso é importante aproveitar da melhor forma esse gasto dentro do PDV. É preciso entender onde o consumidor racionaliza mais e onde o varejista pode construir a relação de custo-benefício” explica Bruna.
A executiva ainda comenta sobre mecanismos de CRM, cashback por meio de programas de fidelidade entre outros, como formas para o cliente se sentir recompensado pelo valor desembolsado. “Como supermercadista é preciso pensar de qual forma o consumidor sairá da loja pensando que o local o ajudou em suas compras e ainda ganhou alguns benefícios. Esse cuidado do pós é muito importante, pois a compra não é só no PDV ou e-commerce ela também é nesse relacionamento que é continuado”.
Se atentar a limpeza de seu PDV, iluminação e sinalização também são pontos importantes para que o consumidor seja cativado e queira voltar à loja, segundo os especialistas. “Cada cliente novo custa em média R$ 26 reais, por isso é preciso pensar também em como reter os consumidores, pois isso é infinitamente mais barato”, conta Senff.
Para conferir a conversa completa acesse o vídeo clicando aqui
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