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Entenda como cuidar do aspecto emocional do seu time

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/09/2020

Se tem uma coisa que a pandemia deixou bem claro foi a necessidade de cuidar das pessoas que integram o seu time. Parte dessa tarefa diz respeito à questão sanitária, com fornecimento de EPIs e implementação de medidas de segurança. Mas há um outro aspecto que se tornou muito importante nesses meses de Covid-19: o fato que houve mudanças bruscas na vida das pessoas, mexendo com aspectos emocionais e psicológicos.

 

Estar aberto a conversar com o seu time continua sendo importante, mas hoje o líder pode assumir que não tem todas as respostas às perguntas dos colaboradores

 

Entenda como você pode ajudar:

  • A pandemia tornou a vulnerabilidade mais aceitável nas empresas. “Sempre existiu uma cultura no Brasil de as pessoas não poderem demonstrar que não sabem de algo, principalmente o líder. Estamos tendo uma oportunidade de refletir sobre isso”, avalia Joanita Karoleski,diretora de Steering Committee do programa “Fazer o Bem Faz Bem” da JBS , que participou do 14º Webinar de SA Varejo, realizado em julho, sobre pessoas. “O momento é de acolher, entender e trabalhar com o time para construir”, completa. Dizer abertamente que nunca se enfrentou nada parecido e que não se tem respostas foi, para ela, a melhor forma de atuar nas crises. “É impressionante como o time vem, trabalha junto e cria um propósito”
  • Estar atento ao comportamento das pessoas também é importante. “Se você percebe alguém com expressão de chateada ou que diz um ‘bom-dia’ diferente, pergunte se está tudo bem”, sugere Joanita. Também é interessante, nesses momentos, ter uma abordagem coletiva, reunindo o time todo a fim de ouvir o que as pessoas têm a dizer. É possível que elas ajudem a trazer soluções ao entenderem que não existem respostas para aquela situação

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  • Diante das inúmeras mudanças causadas pela pandemia, o apoio psicológico se tornou uma necessidade. A Unilever criou um grupo para as pessoas compartilharem o que estavam vivenciando e ofereceu férias àquelas que precisavam de um tempo, mas se sentiam sem jeito de pedir. “Eu, por exemplo, procurei suporte psicológico. A quarentena mudou muito a minha rotina, que era de avião, cliente, encontros sociais, etc.”, conta Julio Campos,VP de vendas da Unilever
  • Para ele, a solidariedade é uma das marcas que a crise do novo coronavírus deixará. Um exemplo, diz Campos, foi a atitude do varejo em oferecer refeições aos profissionais de merchandising da indústria, que não tinham onde almoçar. Os supermercadistas também foram flexíveis e permitiram a reposição em horários de pouco ou nenhum movimento, como a madrugada
  • Outro exemplo desse sentimento de ajudar o outro foi a acolhida aos caminhoneiros. “O time de frota é de quem menos se comenta, mas foi o mais exposto. Não tinha local para dormir nas cidades, por estarem fechadas, além da questão da higiene e da alimentação”, aponta Vanessa Sandrini, conselheira e presidente do Instituto Mulheres do Varejo . “Foi bonito ver as famílias nas estradas entregando quentinhas e kits de higiene a eles”

Leia também as matérias complementares a esta reportagem:

Pessoas: saiba como e por que cuidar, engajar e reter seus colaboradores
5 iniciativas que engajam colaboradores
Como reter as pessoas que fazem a diferença na sua empresa

 

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