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23/05/2025
Entenda as estratégias aplicadas pelo GPA que trouxeram resultados positivos
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 27/12/2023
Foto: Divulgação
O GPA embarcou em um processo de turnaround, concentrando sua atuação em seis pilares estratégicos: Top Line, NPS, Digital, Expansão, Rentabilidade e ESG & Cultura; e os resultados já demonstram um avanço das estratégias.
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Na frente ambiental, o Grupo direcionou esforços para resultados sustentáveis em todos os setores. No âmbito de ESG, a companhia alcançou uma redução de 41,2% nas emissões de gases de efeito estufa, superando a meta estabelecida para 2030. O novo objetivo é reduzir em 50% até 2025, considerando 2015 como ano-base.
“Constantemente buscamos minimizar os impactos ambientais de nossas operações, adotando as melhores práticas e inovações para aprimorar o nosso desempenho. Nossa estratégia de sustentabilidade prevê um grande foco no combate às mudanças climáticas, o que passa por evolução em processos, tecnologias e políticas em busca de uma economia de baixo carbono”, explica Erika Petri, diretora de RH e sustentabilidade no GPA.
Com a meta de fomentar a equidade de gênero e aumentar a presença feminina em cargos de liderança, a empresa possui dois programas para o desenvolvimento desse público. Em 2023, cerca de 800 mulheres participaram de treinamentos, representando um aumento de 51% em comparação com o ano anterior. Dessas participantes, quase todas (98%) foram promovidas após a conclusão dos treinamentos.
“O comprometimento com a diversidade e especialmente com a promoção e desenvolvimento dos nossos talentos femininos é algo intrínseco à formação da cultura do GPA. Queremos cada vez mais ampliar o número da presença feminina na companhia e oferecer treinamento especializado para que se desenvolvam e possam ocupar cargos de liderança”, conta a diretora.
Na área digital, a empresa priorizou investimentos em tecnologia para proporcionar uma experiência de compra mais ágil e eficaz. Um exemplo disso são os self checkouts que já estão presentes em 95% das unidades e é utilizada por 33% dos consumidores.
Segundo Rodrigo Poço, diretor de tecnologia no GPA, a ferramenta permite com que os colaboradores possam direcionar sua atenção para tarefas mais estratégicas como o atendimento ao cliente, reposição de estoques e a manutenção da organização da loja. Para 2024 a projeção é que todas as lojas ofereçam esse serviço.
Em relação a gestão de categoria nas operações de vendas foi implementado um projeto que retirou 12% dos produtos com desempenho abaixo do esperado das prateleiras. De acordo com Marcelo Pimentel, CEO do GPA, essa mudança impulsionou as vendas e reduziu a ruptura , um desafio para a companhia.
Além disso, a empresa realçou os produtos perecíveis, alcançando um faturamento representativo na bandeira Pão de Açúcar e elevando sua participação de mercado. “Essa categoria não apenas reforçou nossa qualidade e frescor, mas também fez com que esses produtos fossem sempre encontrados nas lojas. Hoje, a categoria representa mais de 50% do faturamento da bandeira Pão de Açúcar e isso reflete no aumento da nossa participação de mercado de 1,5 p.p em comparação com outros supermercados premium no Brasil nos últimos quatro trimestres.”, contra Pimentel.
O CEO ainda afirma que houve um aumento de aproximadamente 3 p.p nas bandeiras de proximidade em relação aos supermercados pequenos na região de São Paulo, e a meta é continuar avançando.
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