SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

GPA ESG Pão de Açúcar digital Sustentabilidade equidade de gênero

Entenda as estratégias aplicadas pelo GPA que trouxeram resultados positivos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 27/12/2023


Foto: Divulgação

O GPA  embarcou em um processo de turnaround, concentrando sua atuação em seis pilares estratégicos: Top Line, NPS, Digital, Expansão, Rentabilidade e ESG & Cultura; e os resultados já demonstram um avanço das estratégias.

[noticiasRelacionadas]

Na frente ambiental, o Grupo direcionou esforços para resultados sustentáveis em todos os setores. No âmbito de ESG, a companhia alcançou uma redução de 41,2% nas emissões de gases de efeito estufa, superando a meta estabelecida para 2030. O novo objetivo é reduzir em 50% até 2025, considerando 2015 como ano-base.

“Constantemente buscamos minimizar os impactos ambientais de nossas operações, adotando as melhores práticas e inovações para aprimorar o nosso desempenho. Nossa estratégia de sustentabilidade prevê um grande foco no combate às mudanças climáticas, o que passa por evolução em processos, tecnologias e políticas em busca de uma economia de baixo carbono”, explica Erika Petri, diretora de RH e sustentabilidade no GPA.

Com a meta de fomentar a equidade de gênero e aumentar a presença feminina em cargos de liderança, a empresa possui dois programas para o desenvolvimento desse público. Em 2023, cerca de 800 mulheres participaram de treinamentos, representando um aumento de 51% em comparação com o ano anterior. Dessas participantes, quase todas (98%) foram promovidas após a conclusão dos treinamentos.

“O comprometimento com a diversidade e especialmente com a promoção e desenvolvimento dos nossos talentos femininos é algo intrínseco à formação da cultura do GPA. Queremos cada vez mais ampliar o número da presença feminina na companhia e oferecer treinamento especializado para que se desenvolvam e possam ocupar cargos de liderança”, conta a diretora.

Na área digital, a empresa priorizou investimentos em tecnologia para proporcionar uma experiência de compra mais ágil e eficaz. Um exemplo disso são os self checkouts que já estão presentes em 95% das unidades e é utilizada por 33% dos consumidores

Segundo Rodrigo Poço, diretor de tecnologia no GPA, a ferramenta permite com que os colaboradores possam direcionar sua atenção para tarefas mais estratégicas como o atendimento ao cliente, reposição de estoques e a manutenção da organização da loja. Para 2024 a projeção é que todas as lojas ofereçam esse serviço.

Em relação a gestão de categoria nas operações de vendas foi implementado um projeto que retirou 12% dos produtos com desempenho abaixo do esperado das prateleiras. De acordo com Marcelo Pimentel, CEO do GPA, essa mudança impulsionou as vendas e reduziu a ruptura , um desafio para a companhia.

Além disso, a empresa realçou os produtos perecíveis, alcançando um faturamento representativo na bandeira Pão de Açúcar e elevando sua participação de mercado. “Essa categoria não apenas reforçou nossa qualidade e frescor, mas também fez com que esses produtos fossem sempre encontrados nas lojas. Hoje, a categoria representa mais de 50% do faturamento da bandeira Pão de Açúcar e isso reflete no aumento da nossa participação de mercado de 1,5 p.p em comparação com outros supermercados premium no Brasil nos últimos quatro trimestres.”, contra Pimentel.

O CEO ainda afirma que houve um aumento de aproximadamente 3 p.p nas bandeiras de proximidade em relação aos supermercados pequenos na região de São Paulo, e a meta é continuar avançando.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn,   Instagram     e   Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:GPA, ESG, Pão de Açúcar, digital, Sustentabilidade, equidade de gênero, Self checkout
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

FLV em loja do Pão de AçúcarGestão e negócios

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaResultados

4T24: Pão de Açúcar e Extra Mercado apresentam o maior avanço nas vendas em mesmas lojas desde 2022

Pão de Açúcar - GPA _ fachadaNegócios

Varejista mineiro quer ampliar sua participação no GPA

Assaí-Gpa-GrupoMateus-CarrefourResultados 4T24

Grupo Mateus deve apresentar aumento de 17% na receita do 4T24

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados