Empresas usam estratégia polêmica para melhorar notas em sites de avaliação
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 28/01/2019
Sites em que funcionários avaliam, de forma anônima, a empresa em que trabalham surgiram para ajudar companhias a entender pontos fortes e fracos no clima organizacional. São, também, ótimo recurso para os colaboradores expressarem suas opiniões sem constrangimento ou medo de retaliações.
No entanto, algumas empresas podem ter usado certos recursos para conseguir um número maior de avaliações positivas. A suspeita surgiu depois que o Wall Street Journal analisou dados de cerca de 8,5 mil empresas no site Glassdoor , que no Brasil é representado pela Love Mondays . A publicação incluiu na análise empresas norte-americanas com, pelo menos, 100 avaliações na página.
[noticiasRelacionadas]
Como resultado, chamou a atenção o fato de mais de 400 empresas apresentarem, em certos momentos, um volume muito grande de avaliações com nota máxima em curto espaço de tempo, seguido de períodos mais longos em que poucas postagens são registradas e com média mais baixa do que nos momentos de pico.
De acordo com a reportagem do Wall Street Journal, um fator comum a esses momentos de muitas avaliações é alguma ação da empresa para incentivas seus empregados a publicar uma avaliação. Vale lembrar que as empresas mais bem avaliadas concorrem a um prêmio anual oferecido pelo site, sem contar a grande divulgação na mídia.
Certas companhias com avaliações cujo padrão muda repentinamente reconheceram adotar estratégias de incentivo a publicações por parte de suas equipes, porém dizem fazer isso por simples interesse no feedback dos funcionários. No entanto, os repórteres do jornal encontraram casos em que empresas pressionam seus colaboradores a dar uma boa nota na tentativa de reverter a média negativa que mantêm no site.
O Glassdoor deixou claro que não concorda com práticas de coação aos funcionários em busca de notas boas, porém afirmou considerar positivo que empresas encorajem seus empregados a postar avaliações que reflitam exatamente o que cada um deles pensa. O site também ponderou que um fluxo maior de avaliações com nota máxima pode ocorrer após realização de eventos ou períodos de contratação de funcionários.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !