11/01/2026
Empresas internacionais adquirem marcas do Brasil
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 25/07/2023

Foto: Adobe Stock
Nesta segunda-feira (24/07) a JDE (Jacobs Douwe Egberts), empresa holandesa dona de marcas como Pilão, Café Pelé e Caboclo, anunciou que está em processo de aquisição do portfólio de marcas e ativos do segmento de café e chá do Grupo JAV (José Augusto Vieira), empresa brasileira de Sergipe dona da Maratá.
Enquanto isso, a Dori Alimentos S.A , fabricante nacional de confeitos, publicou um Fato Relevante anunciando sua venda para a Ferrara Candy Company , empresa norte-americana do Grupo Ferrero , dono das marcas Ferrero Rocher e Nutella.
[noticiasRelacionadas]
Em ambas as negociações os valores não foram revelados oficialmente, entretanto, segundo a apuração do Pipeline, o processo da fabricante de doces foi de cerca de R$ 2 bilhões.
Paralelamente, a transação realizada pela JAV ainda está sujeita à aprovação das autoridades regulatórias e tem previsão para finalização em 2024. A aquisição envolve os itens Café Maratá, Café Puro, Chá Maratá e Chá Castellari. Após a conclusão da compra, os negócios relacionados a esses produtos serão conduzidos exclusivamente pela empresa internacional, enquanto o Grupo brasileiro seguirá atuando com os demais itens de seu portfólio.
Segundo Fabien Simon, CEO Global do grupo JDE Peet’s, pertencente a JDE, a transação segue os planos de expansão e diversificação geográfica da empresa. “Após a conclusão, essa aquisição representará uma proposta altamente complementar ao nosso negócio existente no Brasil, permitindo-nos servir mais xícaras em uma gama completa de preços e ofertas de produtos, ao mesmo tempo em que expandimos nossa presença regional no País”, afirma.
Frank Vieira, diretor do Grupo JAV, comenta estar satisfeito com a transação e acredita que a JDE irá garantir o desenvolvimento e sucesso a longo prazo do negócio de cafés e chás construído pela sua empresa.
De forma semelhante, a aquisição realizada pela Ferrara, uma das líderes em venda de confeitos e doces nos Estado Unidos com marcas como NERDS, SweeTARTS e Branch's, tem como objetivo expandir sua presença no mercado brasileiro de balas e gomas.
Esta operação foi assessorada juridicamente pelo Cescon Barrieu e financeiramente pelo Banco J.P. Morgan S.A. Segundo o anunciado, a transação ainda está sujeita à aprovação do CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
"A Dori tem um ótimo fit com a Ferrara, com um portfólio complementar de doces, herança semelhante e uma cultura interna orientada por valores”, comenta Marco Capurso, CEO da Ferrara, em nota. "Estamos entusiasmados para entrar no mercado brasileiro de rápido crescimento e criar uma tremenda oportunidade para Dori e Ferrara”, finaliza.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA+ Ecossistema de Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn, Instagram e Facebook
Notícias relacionadas
ExpansãoGrupo Vanguarda dá início ao ano com novo formato de loja
ExpansãoGrupo Ítalo conclui aquisição de unidade do Compre Mais no PR
InovaçãoVarejo amplia uso de inteligência artificial para reduzir desperdício de alimentos
Pesquisa







