SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

18/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Empresa tem foco em ajudar o varejista a rentabilizar a mercearia e elevar o tíquete médio

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 19/07/2022


Décio Costa (à esq.) e Décio Costa Filho: à frente de uma empresa 100% nacional que não para de avançar

Crescer com o pé no chão. É assim que a Cepêra se consolida ano a ano como uma das mais importantes indústrias de alimentos brasileiras e chega aos seus 75 anos acumulando experiências, conhecimento do consumidor e parceiros sólidos. A história de sucesso foi construída à base de aprendizados. “Erramos em alguns momentos, mas o importante é como lidamos com os problemas e aprendemos com eles. O que não se pode é errar mais do que acertar”, avalia Décio Costa Filho, CEO da empresa.

Olhando a história da Cepêra, a balança pende bem mais para os acertos. Uma das principais decisões para o sucesso da companhia foi tomada logo após sua compra, em 1968, pelo empreendedor Décio Costa, pai do atual CEO: a aposta na qualidade dos produtos. “Nosso objetivo nunca foi vender barato, mas colocar bons produtos no mercado”, diz.

Adaptando-se às necessidades do consumidor

Se antes tinha menos acesso a produtos, agora, na era da informação instantânea e da digitalização, o consumidor tem o poder nas mãos. Além de o cliente ter ampliado o seu leque de conhecimento, características estruturais vêm acontecendo, como o encolhimento das famílias e o surgimento de novos arranjos. Por isso, o portfólio da Cepêra cresce em opções, sabores e tamanhos. “Por exemplo: no caso das azeitonas, antes comercializávamos basicamente a de 500 g e hoje é possível encontrá-la na embalagem de 100 g. O mesmo acontece com o catchup, que atualmente conta com diversas apresentações”, comenta Décio Filho.

Outro exemplo é a crescente preocupação dos consumidores com a saúde e o consequente avanço na busca por orgânicos e itens veganos, comportamento que também vem sendo contemplado no portfólio da Cepêra. “Paralelamente a isso, existe um movimento para a gourmetização. Ou seja, mesmo preocupado com a saúde, quando quer comer algo diferente, o consumidor busca o que tem de melhor. Se ele deseja um hambúrguer, ele procura potencializar esse momento de prazer”, ressalta o CEO da empresa.


Atenta à evolução 

Linha de produção em 1981: rotulagem manual em conservas. A empresa sempre atuou com as práticas mais modernas em suas fábricas

Busca constante por produtividade

Foi à procura de maior eficiência que surgiu a oportunidade de adquirir a planta de Monte Alto, no interior de São Paulo. O ano era 1980, e o empresário Décio Costa conta que a ida à cidade tinha como objetivo acertar a terceirização na produção de alguns itens. Mas, em conversas, a unidade foi oferecida a ele. “Eu respondi: ‘não vim aqui para comprar fábrica, mas para terceirizar’. Apesar disso, uns quinze dias depois iniciamos uma negociação, que resultou na compra da planta”, recorda-se o empreendedor.

Desde 2013, toda a produção se concentra na unidade, que conta com 14 linhas de produção. Nesse período, a busca por aumento de produtividade nunca parou. Entre as melhorias implementadas, está a internalização do processo de “soprar” as embalagens, o que significa abri-las para acondicionar os produtos dentro. “Com a verticalização da cadeia conseguimos reduzir custos e sermos mais competitivos”, explica Décio Costa Filho, CEO da Cepêra.

Profissionalização da gestão

Fundada por Abílio Cepêra, a empresa chegou às mãos dos atuais controladores em 1968 por meio de uma sociedade entre Décio Costa, seu pai e seu sogro. Aos poucos, o empreendedor foi adquirindo o controle total da companhia. Mais recentemente, vem reduzindo sua participação e ampliando a de seus três filhos.

De olho na perenidade da indústria, em 2013 se iniciou um processo de profissionalização, com a criação de um conselho e a divisão entre os membros da família que ocupam cargo na gestão, e recebem um salário por isso, e os que são apenas sócios, com direito a pró-labore.

No primeiro grupo, estão o atual CEO e sua irmã Daniela Costa, diretora financeira e de TI. “Para trabalhar na empresa, costumamos dizer que não é questão de ser parente, mas de ter competência, de ter passado por várias áreas e entender a companhia”, explica Décio Filho. “Eu mesmo passei por diversos setores antes de assumir, além de ter trabalhado fora”, explica.



Multiplicando estratégia
A última convenção de vendas abordou as conquistas nesses 75 anos e apresentou as inovações

Parcerias e foco na inovação

Contar com parceiros do varejo e de outros setores também tem sido um diferencial da empresa. Para ajudar o varejista a rentabilizar a mercearia e elevar o tíquete médio, a empresa lançou em 2018 uma linha que nasceu sob o conceito de Sabores. “Ela marca um novo patamar para nossa empresa”, avalia Décio Filho.

Além de contar com lançamentos, a ideia foi criar nas lojas um espaço voltado especificamente a produtos que potencializam o sabor dos alimentos. O projeto vem ganhando a adesão de clientes, que já reportam melhora nos resultados da categoria.

Ainda falando de inovações, em maio deste ano, a empresa lançou um produto que traz 100% de tomate natural, sem conservantes ou aditivos, em embalagem Recart. Outra novidade foi o molho de tomate com 12 almôndegas, que reforça as características de praticidade e sabor buscadas pelo público.

Empresa em números

12% a 20% Crescimento da indústria nos últimos anos

01 fábrica com 14 linhas de produção em Monte Alto (SP)

550 Colaboradores diretos

1.500 Empregos indiretos

200 SKUs Compõem o portfólio da companhia

22 novos produtos Número de lançamentos neste ano

5% participação das exportações nas vendas

10 países para onde são vendidos produtos da empresa

Fotos: Divulgação

Matéria publicada originalmente na revista SA Varejo de julho/2022

?Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                LinkedIn                                                                ,                                                                Instagram                                                                e                                                                 Facebook

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Adobe Stock  - CervejasMarketplace

Busca por itens de supermercado no Mercado Livre cresce 34%

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Adobe StockGestão e negócios

Descubra um dos segredos para ações bem sucedidas e aumento na fidelização

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados