SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Massa X amplia o portfólio B2C e prevê crescimento de cerca de 20% no faturamento

30/05/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

É na loja que tudo acontece - parte 6

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 29/02/2024

TRADER JOE’S

Esse é um caso que merece atenção entre as principais empresas do setor nos EUA. Suas lojas “transpiram” a proposta de valor. Contam com uma comunicação visual que remete aos quadrinhos dos anos 1950. Os funcionários adotam um atendimento considerado divertido pelos consumidores e demonstram ser amantes de comida. Qualquer item pode ser devolvido com reembolso ou ser experimentado. Basta pedir a um colaborador. A empresa conta com uma “cultura” forte, que vem sendo construída desde a sua fundação, em 1967, por Joe Coulombe. Em 1979, a empresa foi vendida ao fundador da rede Aldi e, posteriormente à sua morte, passada a seus herdeiros.

PROPOSTA DE VALOR
Oferecer os melhores preços nos melhores produtos a todos os clientes

FATURAMENTO ANUAL 20 bilhões de dólares

Nº DE LOJAS 570

Nº DE FUNCIONÁRIOS 50.000

80% de marcas próprias no sortimento, oferecendo uma boa relação custo x benefício

Loja visitada

A execução da proposta de valor pode ser claramente vista na unidade visitada, que fica na 6ª Avenida, na altura do nº 675. A seguir, destrinchamos os detalhes.

1. Os melhores preços
As lojas são montadas para ter um custo baixo de operação, e essa não é diferente. Os pisos e mobiliários são mais simples e rústicos (foto), porém funcionais. A estratégia comercial também tem um papel importante. A companhia adota uma política de tirar do mix os itens que não giram. Dessa forma, evita custo de capital com estoques parados. Outra prática é não cobrar taxas dos fornecedores pela exposição de suas marcas nas gôndolas. A varejista entende que isso acaba gerando um custo adicional para o consumidor final.

2. Os melhores produtos
O sortimento é majoritariamente formado por marcas próprias, o que permite maior controle sobre a produção e a qualidade dos produtos. Soma-se a isso o custo menor de aquisição de mercadoria em função do seu poder de negociação. Contudo, é um engano imaginar que o consumidor encontre apenas itens mais simples nas gôndolas. Entre os cerca de 4.000 SKUs médios por loja, há itens de conveniência, alimentos prontos, orgânicos, saudáveis e frescos.

3. Benefício para todos
Dentro da filosofia do Trader Joe’s, todos os consumidores devem ter acesso a itens de valor agregado a preços baixos. Por essa razão, os executivos afirmam que a empresa ainda não adotou um programa de fidelidade. Para manter a sua competitividade, sem aumentar custos operacionais, a varejista também não conta com uma operação online.


* Média nos mercados onde a varejista atua

FOTOS: ARQUIVO SA+ ECOSSISTEMA DE VAREJO

COMPARTILHAR

Ícone Notícias relacionadas

Massa XIndústria

Massa X amplia o portfólio B2C e prevê crescimento de cerca de 20% no faturamento

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Muffato moderniza unidade do Max Atacadista no Paraná

Grupo Koch inaugurou sua 82a loja em Santa CatarinaInauguração

Koch expande presença na região metropolitana de Santa Catarina

Grupo DB reinaugura hoje (29), sua loja de atacado e varejo em Coroado, zona leste de Manaus.Expansão

Grupo DB reinaugura atacarejo em Manaus (AM) com mudanças no layout e ambiente ampliado

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados