SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Ambev The Hub E-Day E-commerce Digitalização Digitalização do varejo

E-commerce deve alcançar 19% das vendas totais do varejo até 2026

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 14/10/2022


Foto: Divulgação
 
 
As vendas do e-commerce sobre o total do varejo brasileiro deverão sair dos atuais 12% para 19% em 2026, segundo dados do instituto eMarketer. A informação foi compartilhada pela Ambev durante o E-Day, encontro promovido pela empresa que contou com a participação de varejistas de diversas regiões do Brasil. Realizado no final de setembro no The Hub, espaço da companhia destinado ao relacionamento com seus clientes na capital paulista, o objetivo da iniciativa, em sua segunda edição, é contribuir para o varejo alimentar acelerar seu desenvolvimento no digital – movimento que demanda, mais do que ferramentas, uma transformação de mindset. 
 
[noticiasRelacionadas]
 
De acordo com dados apresentados pela fabricante, o número de shoppers do canal online saiu de 61,8 milhões em 2019 para 87,7 milhões em 2021 – um avanço de 42% no período. “O nosso modelo de digitalização é muito mais parecido com o que aconteceu na China do que nos EUA”, comentou Rodrigo Haddad, diretor de e-commerce da Ambev.
 
No início, consumidores e empresas chinesas enfrentavam o problema de uma internet lenta, meios de pagamento menos desenvolvidos do que o dos EUA e questões logísticas. Esse cenário, contudo, ficou para trás com o desenvolvimento rápido da digitalização a partir da iniciativa de empresas como a varejista Alibaba. A expectativa é de que o mesmo aconteça por aqui. 
 
Para se ter uma ideia, uma pesquisa da NielsenIQ Ebit, que também se apresentou no 2º E-Day, mostra que de 2019 para cá a venda online foi a que mais aumentou a penetração no segmento de produtos de grande consumo, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e beleza. Nesse intervalo, o crescimento foi de 10 pontos percentuais. Como referência de comparação, o segundo modelo com maior avanço foi o cash & carry, com alta de 6 pp. 
 
Segundo o levantamento da consultoria, o e-commerce de alimentos e bebidas foi o que mais avançou em número de pedidos: 128% de janeiro a junho de 2022, contra iguais meses do ano passado. No período, aumentou o volume de pedidos com frete grátis, que passou a representar 50% do total (+ 5 pp em relação ao primeiro trimestre de 2021). 
 
Potencializando as vendas
 
Gerar e ampliar as compras dos consumidores no online exige que o varejo acompanhe novas tendências e soluções que surgem e se aprimoram a todo momento. Lucio Pereira, diretor de desenvolvimento de negócios da Criteo, empresa que também participou do encontro da Ambev, abordou as vantagens do retail media (anúncios das marcas nos sites ou aplicativos de e-commerce do varejo, a fim de aumentar a visibilidade e influenciar a compra). 
 
Somente nos Estados Unidos o segmento cresce US$ 10 bilhões ao ano, de acordo com o estudo US Retail Media AD Spend Forecast, devendo chegar a 20% do total do mercado publicitário em 2024. “Seria como adicionar a receita total do TikTok todo ano durante quatro anos”, comparou Pereira. Para o especialista, é importante ficar atento às tendências. Entre as principais, estão:
 
Novos formatos: vão desde carrinhos inteligentes que levam a mídia para a loja física até supermercados autônomos, como o Amazon Go. Esse modelo permite oferecer um programa de fidelização turbinado, conhecer o histórico completo de compras e veicular anúncios personalizados em tempo real, ou seja, no momento em que o cliente está fazendo sua compra
Novos jogadores: são as redes de mídia do próprio varejo, que começam a avançar de forma mais expressiva. Nele, as empresas oferecem plataformas de anúncios de autoatendimento para as marcas, permitindo a elas atingir o público-alvo das ações de forma mais assertiva
 
 

Varejistas e convidados durante o E-Day, promovido pela Ambev
Foto: Divulgação
 
Também com o objetivo de gerar melhores resultados, a Meta (ex-Facebook) apresentou durante o E-Day uma solução de anúncios colaborativos, que ajudam a potencializar as ações das marcas que utilizam a plataforma. 
 
A ferramenta permite mensurar o impacto das campanhas com vendas e quantidade de produtos comercializados, além de prometer alcançar as pessoas que têm maior propensão a adquirir os itens que fazem parte da iniciativa, entre outros benefícios. “Para se ter uma ideia da importância de soluções como essa, entre os compradores online que descobriram novos produtos online, 69% tomam a decisão em um dia ou menos”, completou Bruno Storace, gerente de parceria da Meta.
 
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn ,   Instagram   Facebook
COMPARTILHAR
TAGS:Ambev, The Hub, E-Day, E-commerce, Digitalização, Digitalização do varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Consumo de ovo classe D e EClasses D e E

O crescimento do consumo das classes D e E nos supermercados

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados