Dois dos maiores grupos supermercadistas dos EUA devem se unir em negociação bilionária

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Operação ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores

Foto: Divulgação

A maior rede de supermercados dos Estados Unidos em número de lojas, a Kroger, anunciou a aquisição da segunda maior do setor, a Albertsons, por US$ 24,6 bilhões. A operação ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores. 

Com um valor de mercado de US$ 15 bilhões, a Albertsons é dona das bandeiras Safeway e Vons, entre outras. Já a Kroger tem valor de mercado de US$ 30 bilhões e é dona de marcas como Fred Meyer e Ralphs.  

A fusão, considerada uma das maiores do varejo americano, é uma resposta ao desafio imposto pela redução das margens diante da concorrência acirrada com gigantes como o Walmart, a maior do país em faturamento, e a Amazon, que tem crescido no varejo alimentar nos últimos anos. 

Entidades de defesa dos direitos dos consumidores já manifestaram preocupação por causa do possível impacto nos preços das mercadorias num momento de alta da inflação. “Não há razão para permitir a fusão de duas das maiores redes de supermercados do país – especialmente com os preços dos alimentos em alta”, disse em comunicado Sarah Miller, diretora da American Economic Liberties Project. 

Para conquistar a aprovação, as empresas estão dispostas a abrir mão de negócios em que existam sobreposição das operações. Isso ocorre particularmente na Costa Oeste.

Juntas, a Kroger e a Albertsons operam 5.000 lojas, incluindo farmácias e postos de gasolina. O faturamento total de ambas foi de US$ 209 bilhões no ano passado, mas fica abaixo dos US$ 218 bilhões do Walmart. 

De acordo com Rodney McCullen, CEO da Kroger, as empresas são complementares em sua cobertura territorial e unidas ganharão escala para acelerar a expansão. 

Para os analistas, as empresas precisam convencer as autoridades de que a união trará benefícios para os consumidores porque assim as redes terão mais capacidade de enfrentar o avanço das grandes lojas de desconto, entre elas não apenas o Walmart, mas a também americana Costco e as europeias Aldi e Lidl, que vêm ganhando espaço no mercado americano. 

O Walmart é o líder absoluto em venda de alimentos, com uma participação superior a 20% do total de vendas. A Kroger vem em segundo e a Albertsons na quarta posição. A Costco fica em terceiro. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn ,   Instagram   e   Facebook
 

Fonte: Brazil Journal

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade