SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Kroger Albertsons varejo supermercados

Dois dos maiores grupos supermercadistas dos EUA devem se unir em negociação bilionária

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 17/10/2022

Foto: Divulgação

A maior rede de supermercados dos Estados Unidos em número de lojas, a Kroger, anunciou a aquisição da segunda maior do setor, a Albertsons, por US$ 24,6 bilhões. A operação ainda precisa ser aprovada pelos órgãos reguladores. 

[noticiasRelacionadas]

Com um valor de mercado de US$ 15 bilhões, a Albertsons é dona das bandeiras Safeway e Vons, entre outras. Já a Kroger tem valor de mercado de US$ 30 bilhões e é dona de marcas como Fred Meyer e Ralphs.  

A fusão, considerada uma das maiores do varejo americano, é uma resposta ao desafio imposto pela redução das margens diante da concorrência acirrada com gigantes como o Walmart, a maior do país em faturamento, e a Amazon, que tem crescido no varejo alimentar nos últimos anos. 

Entidades de defesa dos direitos dos consumidores já manifestaram preocupação por causa do possível impacto nos preços das mercadorias num momento de alta da inflação. “Não há razão para permitir a fusão de duas das maiores redes de supermercados do país – especialmente com os preços dos alimentos em alta”, disse em comunicado Sarah Miller, diretora da American Economic Liberties Project. 

Para conquistar a aprovação, as empresas estão dispostas a abrir mão de negócios em que existam sobreposição das operações. Isso ocorre particularmente na Costa Oeste.

Juntas, a Kroger e a Albertsons operam 5.000 lojas, incluindo farmácias e postos de gasolina. O faturamento total de ambas foi de US$ 209 bilhões no ano passado, mas fica abaixo dos US$ 218 bilhões do Walmart. 

De acordo com Rodney McCullen, CEO da Kroger, as empresas são complementares em sua cobertura territorial e unidas ganharão escala para acelerar a expansão. 

Para os analistas, as empresas precisam convencer as autoridades de que a união trará benefícios para os consumidores porque assim as redes terão mais capacidade de enfrentar o avanço das grandes lojas de desconto, entre elas não apenas o Walmart, mas a também americana Costco e as europeias Aldi e Lidl, que vêm ganhando espaço no mercado americano. 

O Walmart é o líder absoluto em venda de alimentos, com uma participação superior a 20% do total de vendas. A Kroger vem em segundo e a Albertsons na quarta posição. A Costco fica em terceiro. 

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:  LinkedIn ,   Instagram   e   Facebook
 

COMPARTILHAR
TAGS:Kroger, Albertsons, varejo, supermercados
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados