SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vendas em unidades caem quase 3%, mas faturamento sobe cerca de 5% em maio

08/06/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Aplicativos Pesquisa de Satisfação

Dois aplicativos agilizam pesquisa de satisfação e geram indicadores

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 08/02/2019

Estão surgindo ferramentas que permitem realizar pesquisas para conhecer como foi a experiência de compra do cliente na loja

Uma delas é uma plataforma em nuvem voltada para médios e pequenos varejos, lançada pela startup Xplendid!place. Trata-se de um Web App, que roda diretamente em navegadores de smartphone, tablet, notebook ou desktop. Para responder, o cliente não precisa baixar o aplicativo, apenas acessar o endereço da pesquisa na internet.

A partir dele, é possível pesquisar seis pontos da opinião do consumidor:

  • Como foi a experiência no estabelecimento
  • O que achou do atendimento durante o período em que esteve na loja
  • Qual sua avaliação sobre as instalações e o serviço
  • A sua opinião sobre a qualidade de produtos e serviços
  • Como avalia a relação custo-benefício (percepção de valor em relação aos preços pagos)
  • Se indicaria a loja para amigos e familiares

Segundo Estanislao Pérez, cofundador e CMO da Xplendid!place, o aplicativo gera indicadores de performance que ajudam a identificar, por exemplo, necessidades de melhorias, capacitação das equipes e novas oportunidades. A partir disso, acredita o executivo, é possível crescer em vendas e rentabilidade.

Entre os índices gerados pela plataforma estão:

  • Xplendid: mede a reputação de experiência. “Acima de 85% significa que a loja é considerada pelo consumidor um lugar esplêndido”, explica Pérez
  • WoW!: mostra o quanto a loja supera as expectativas dos seus clientes
  • Net Promoter Score (NPS): mede o grau de satisfação e lealdade do consumidor
  • Xplendid!Place: classifica as lojas em um ranking de consulta para consumidores

O cofundador da startup explica que é possível utilizar o aplicativo mediante um pagamento mensal. O plano mais barato (X!01), que inclui uma atividade, sai por :

35 reais/mês para cada loja com fidelidade: empresa paga o valor referente a um ano de uma vez

58 reais/mês para cada loja sem fidelidade: empresa paga esse valor todo mês no período de um ano

Outro exemplo é o X!02 cujo custo mensal para duas atividades tem o valor de:

45 reais/mês para cada loja com fidelidade: empresa paga o valor referente a um ano de uma vez

68 reais/mês para cada loja sem fidelidade: empresa paga esse valor todo mês no período de um ano

Aplicativo Opinaê

Outro aplicativo para pesquisas com consumidor é o Opinaê , que também funciona em nuvem. Pode ser utilizado, mesmo sem conexão de internet, em tablet, totem e celular. É possível criar e personalizar pesquisas de maneira rápida.

Algumas funcionalidades e características são:

  • Permite fazer perguntas de múltipla escolha e abertas
  • Mede a satisfação do cliente, com notas de 0 a 10, resultando no NPS (Net Promoter Score)
  • Gera relatórios em pdf com gráficos e permite exportar para o formato Excel
  • Planos de pagamento anuais ou trimestrais

A empresa iniciou o desenvolvimento de um aplicativo de pesquisa de satisfação em 2015 a pedido de um cliente. A ideia evoluiu para uma solução destinada a diversas empresas. Três anos depois houve o lançamento oficial do Opinaê como uma ferramenta de pesquisa via Web. E, no ano passado, chegou ao mercado a versão para Android, além de melhorias de funcionalidades.

COMPARTILHAR
TAGS:Aplicativos, Pesquisa de Satisfação
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Consumo desacelera em maio, mas mostra sinais de resiliênciaScanntech

Vendas em unidades caem quase 3%, mas faturamento sobe cerca de 5% em maio

Adobe Stock - Loja de proximidadeTendências

Conveniência incentiva missões de abastecimento no pequeno varejo e e-commerce

Adobe StockReputação online

44% dos supermercados têm nota 4 ou inferior na avaliação do Google

pães supermercado gôndola adobe stockConsumo

Consumidor mais seletivo provoca retração no volume de vendas de pães e massas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados