Dois aplicativos agilizam pesquisa de satisfação e geram indicadores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/02/2019
Estão surgindo ferramentas que permitem realizar pesquisas para conhecer como foi a experiência de compra do cliente na loja
Uma delas é uma plataforma em nuvem voltada para médios e pequenos varejos, lançada pela startup Xplendid!place. Trata-se de um Web App, que roda diretamente em navegadores de smartphone, tablet, notebook ou desktop. Para responder, o cliente não precisa baixar o aplicativo, apenas acessar o endereço da pesquisa na internet.
A partir dele, é possível pesquisar seis pontos da opinião do consumidor:
- Como foi a experiência no estabelecimento
- O que achou do atendimento durante o período em que esteve na loja
- Qual sua avaliação sobre as instalações e o serviço
- A sua opinião sobre a qualidade de produtos e serviços
- Como avalia a relação custo-benefício (percepção de valor em relação aos preços pagos)
- Se indicaria a loja para amigos e familiares
Segundo Estanislao Pérez, cofundador e CMO da Xplendid!place, o aplicativo gera indicadores de performance que ajudam a identificar, por exemplo, necessidades de melhorias, capacitação das equipes e novas oportunidades. A partir disso, acredita o executivo, é possível crescer em vendas e rentabilidade.
Entre os índices gerados pela plataforma estão:
- Xplendid: mede a reputação de experiência. “Acima de 85% significa que a loja é considerada pelo consumidor um lugar esplêndido”, explica Pérez
- WoW!: mostra o quanto a loja supera as expectativas dos seus clientes
- Net Promoter Score (NPS): mede o grau de satisfação e lealdade do consumidor
- Xplendid!Place: classifica as lojas em um ranking de consulta para consumidores
O cofundador da startup explica que é possível utilizar o aplicativo mediante um pagamento mensal. O plano mais barato (X!01), que inclui uma atividade, sai por :
35 reais/mês para cada loja com fidelidade: empresa paga o valor referente a um ano de uma vez
58 reais/mês para cada loja sem fidelidade: empresa paga esse valor todo mês no período de um ano
Outro exemplo é o X!02 cujo custo mensal para duas atividades tem o valor de:
45 reais/mês para cada loja com fidelidade: empresa paga o valor referente a um ano de uma vez
68 reais/mês para cada loja sem fidelidade: empresa paga esse valor todo mês no período de um ano
Aplicativo Opinaê
Outro aplicativo para pesquisas com consumidor é o Opinaê , que também funciona em nuvem. Pode ser utilizado, mesmo sem conexão de internet, em tablet, totem e celular. É possível criar e personalizar pesquisas de maneira rápida.
Algumas funcionalidades e características são:
- Permite fazer perguntas de múltipla escolha e abertas
- Mede a satisfação do cliente, com notas de 0 a 10, resultando no NPS (Net Promoter Score)
- Gera relatórios em pdf com gráficos e permite exportar para o formato Excel
- Planos de pagamento anuais ou trimestrais
A empresa iniciou o desenvolvimento de um aplicativo de pesquisa de satisfação em 2015 a pedido de um cliente. A ideia evoluiu para uma solução destinada a diversas empresas. Três anos depois houve o lançamento oficial do Opinaê como uma ferramenta de pesquisa via Web. E, no ano passado, chegou ao mercado a versão para Android, além de melhorias de funcionalidades.