SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Grupo Barcelos Varejo Regional Posicionamento Estratégia

Diversificação de bandeiras gera resultados no Grupo Barcelos

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 18/10/2021

Foto: Divulgação

Com crescimento nominal de 15% de janeiro a agosto deste ano ante o mesmo período do ano passado, o fluminense Grupo Barcelos tem colhido os resultados de seus investimentos. Em março inaugurou mais um supermercado Super Bom, bandeira com a qual é líder em Campos de Goytacazes (RJ), cujas vendas avançam.

[noticiasRelacionadas]

Com 2.200 m2 de área de vendas, a loja tem foco em hortifrútis, açougue e linhas saudáveis e conta com uma área de alimentação take away. O cliente encontra pratos preparados, que podem ser consumidos no próprio local. O cardápio vai de sopas e quiches a saladas e frutas cortadas. E um micro- -ondas fica disponível no setor para o cliente aquecer os pratos de consumo quente. Tudo autosserviço e pagamento por self checkout. “A bandeira Super Bom é posicionada para atender público B e C, mas acaba sendo democrática e atingindo todos os perfis”, diz o CEO, Mauricio Cerrutti.

Outra bandeira que tem gerado bons resultados é a Green Market, focada em perecíveis e dirigida ao público A e B. Ela tem adega diversificada, amplo mix de itens saudáveis, cortes de carnes especiais, frutas diferentes e frios nobres. Já a mercearia seca básica oferece a marca líder em cada categoria.

Em julho de 2020, o grupo inaugurou seu primeiro atacarejo, cujas vendas aceleram. O formato deverá ser perseguido em futuras inaugurações, possivelmente em outros municípios do Estado, num raio de até 100 km. “É o conjunto de marcas, de perfis diferentes, que potencializa os resultados e garante presença forte no mercado”, acredita o executivo.

ATACADO COM NOVIDADES

O atacado de distribuição do Grupo Barcelos ganhou igualmente investimentos. Com 70 vendedores e entregando para lojas de 1 a 10 checkouts, além de mercearias, lanchonetes e drogarias, está ampliando a sua área de atuação, hoje concentrada no norte e noroeste do Rio de Janeiro. Agora se estenderá à capital do Estado e à região sul, até a fronteira com São Paulo. O projeto está em fase de implantação e deverá elevar de 2.500 para 4.000 o número de lojas atendidas. Mauricio Cerrutti explica que não foi preciso investir nos CDs, pois eles têm capacidade instalada para atender a expansão. O de refrigerados e congelados conta com posição de 4.500 pallets e o CD de secos, com 14.000.

TECNOLOGIA NA OUTRA PONTA

Um CRM implantado há um ano já identifica os clientes de 50% das compras e permite campanhas personalizadas que tornam o consumidor mais fiel às lojas. E uma nova ferramenta de price, implementada neste ano, ajuda a precificar de acordo com o direcionamento de cada negócio. A ferramenta, somada à gestão de categorias, que está passando por uma atualização, promete oferecer melhor relação custo-benefício para o shopper e maior equilíbrio de margens.

“O gerenciamento de categorias tem evoluído muito. Sentimos necessidade de retomar o processo com maior profundidade, para atender melhor o público de cada bandeira”

Mauricio Cerrutti
CEO do Grupo Barcelos ofertas

PERFIL DO BARCELOS

14 lojas Super Bom Posicionamento classes B e C
1 loja Green Market de perecíveis Posicionamento premium
1 atacarejo e o atacado de distribuição Barcelos
E-commerce

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                         LinkedIn                                                                        ,                                                                        Instagram                                                                        e                                                                        Facebook    

COMPARTILHAR
TAGS:Grupo Barcelos, Varejo Regional, Posicionamento, Estratégia
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

ABC PlusExpansão

Grupo ABC inaugura sua primeira loja do segmento premium

Max Atacadista - Grupo MuffatoExpansão

Grupo Muffato investe R$ 50 milhões e chega a nova cidade com atacarejo

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

AtacadãoResultados

Grupo Carrefour Brasil registra aumento de 13,4% no Ebitda em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados