Diante do cenário desafiador, Carrefour aplica estratégias para retenção de colaboradores
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 02/04/2024
Foto: Divulgação
Atualmente, 90% dos colaboradores afirmam que mudariam de emprego se pudessem e 53,68% não acredita que o negócio está verdadeiramente preocupado com sua satisfação. Dentre os principais motivos para esse sentimento estão: falta de oportunidade de crescimento (30,03%), liderança tóxica (24,46%), salário baixo (24,15%) e clima organizacional ruim (21,36%).
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Os dados pertencem a uma pesquisa realizada pelo
Pandapé
, software de RH, e ilustram como a retenção de talentos é um dos principais desafios das empresas, assim como entender as causas de insatisfação e desenvolver programas específicos de engajamento. “As informações estão na mesa, mas o que fazer com elas?”, questiona Thomas Costa, porta-voz do Pandapé.
De acordo com o especialista, grandes players do mercado já estão movimentando-se, principalmente com o auxílio da tecnologia, para entender as melhores formas de engajar, já que o reconhecimento e a sensação de pertencimento são pilares essenciais para a permanência.
Assim, com dados obtidos por meio de Inteligência Artificial, Machine Learning e outras ferramentas, executivos têm valorizado as pessoas certas para proporcionar o desenvolvimento e entender as necessidades individuais e coletivas.
Um exemplo de empresa que tem investido em programas de incentivo para permanência é o Carrefour . Segundo Kiko Campos, diretor sênior de RH da empresa de origem francesa, no setor do varejo alimentar essa questão é ainda mais desafiadora, contudo, sua companhia possui um conjunto de iniciativas que visam trabalhar o engajamento do colaborador criando uma cultura alinhada com as expectativas do time.
“Temos iniciativas de saúde e bem-estar, crescimento de carreira, mobilidade interna e desenvolvimento. Equilibramos e monitoramos todos os programas e estamos conquistando bons resultados, com redução de turnover e absenteísmo, além de aumento de agilidade e eficiência”, conta o executivo.
Ainda segundo Campos, é preciso escolher com sabedoria as frentes a serem apostadas. “Pensamos muito na Governança e no impacto que cada uma tem no negócio e nas pessoas. No grupo Carrefour, criamos um ambiente que se assemelha a uma família, o que faz com que os colaboradores confiem em nós desde o primeiro dia - apresentamos histórias, criamos conexões e assim, construímos um ecossistema mais seguro e acolhedor”, finaliza o executivo.
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