SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

22/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

supermercados Abílio Zaffari Koch Mateus

Dia do Setor Supermercadista: A data é de comemoração das muitas conquistas e da superação dos tantos desafios

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 11/11/2022

Setor evoluiu muito e tem, inclusive, reconhecimentos internacionais, como da loja Muffato Champagnat, que recebeu o prêmio Titan Property Awards na categoria design de interiores

(Foto: Divulgação)

Desde os anos 1950, quando comerciantes desbravadores decidiram migrar dos armazéns para as lojas de autosserviço (com um empurrão da indústria de consumo de massa) esses empresários enfrentaram dificuldades, tropeços e fracassos, claro. 

[noticiasRelacionadas]

Mas nada que tenha se sobreposto ao desejo de prosperar e gerar riquezas. Alguns ficaram (e ficam) pelo caminho, mas um número incrivelmente grande construiu (e constrói) um setor que fatura nada menos de 600 bilhões de reais/ano, responde por 7% do PIB e por mais de 92 mil lojas. 

A maioria não teve curso universitário, pós-graduação ou mestrado, mas se esculpiu em um negociante genial, astuto e atento, determinado e capaz de aprender com o consumidor e com o mercado. Rápido. 

Hoje seus filhos e netos são preparados nas melhores ecolas e muitos permanecem na empresa, trazendo conhecimentos novos e o mesmo sangue de empreendedor nas veias.  

Recordar de um pedacinho da história do setor é homenagear cada um desses empreendedores notáveis. 

São muitos, muitos. Abílio Diniz , Arthur Sendas, Paes Mendonça, os Vanconcelos, os Zaffari, os Nogueiras, os Muffato, Zonta, Mateus, Koch, Coutinho, Leite, Carvalho, D’Avó, Lopes, Côrrea, Alburqueque, Ximenes, Barcelos, Ramalho, Lohn, entre outros. 

Estrangeiros chegaram (e alguns partiram), e a profecia de que os três gigantes em faturamento dominariam o mercado não se confirmou. As três maiores do Brasil hoje respondem por 26% do mercado.

Gigantes fizeram inúmeras aquisições, mas os regionais e estaduais não ficaram parados. Lojas independentes viram redes pequenas, que viraram médias, que viram grandes. 

Graças à extensão do País e a existência de bolsões pouco abastecidos ou mal trabalhados, a expansão segue em frente, inclusive com novos empresários.

Formatos se multiplicaram. A partir dos supermercados, os empresários avançaram para os hiper, inventaram as lojas de desconto, lojas premium, lojas com foco em perecíveis, e abraçaram com ardor o bem-sucedido atacarejo. Para cada modelo, desenharam sortimento, exposição, precificação, ajustaram promoções e logística, e estabeleceram um relacionamento mais colaborativo com a indústria.

 A gestão se tornou bem mais sofisticada 

Centrais de negócio se espalharam pelo País. A união fez pequenos empresários ganharem maior competitividade 

E-commerce mostrou as caras e os supermercadistas deram um show de agilidade e competência durante a pandemia. Aceleraram investimentos, organizaram a logística e as entregas. Sucesso! 

Tecnologias viraram alvo de investimentos. Mesmo com sábia cautela, os varejistas não param de investisr em CDs automatizados, self checkouts, sistemas integrados de última geração, lojas autônomas, sensores inteligentes e um mundo de dispositivos capazes de tornar o negócio mais eficiente e o consumidor mais feliz. 

Redes sociais ganharam sua vez. A adesão nem sempre foi fácil, mas rapidamente entrou no circuito para comunicar, vender e estreitar a relação com o público alvo.

Layouts ficaram lindos. Os varejistas não pouparam (poupam) recursos para manter as lojas funcionais, confortáveis, bonitas, práticas. Muitos vão ao exterior conhecer tendências e comprar equipamentos modernos. O detalhe está em todo o lugar.

Consumidor ganhou o mais elevado dos status e seu desejo, e até a falta dele, viraram prioridade.  São programas de fidelidade, ações junto à comunidade, eventos culturais, promoções especiais, facilidades no pagamento. 

A cada ano, o Dia do Setor Supermercadista ganha mais razões para festejar. São tantos desafios enfrentados e tantas vitórias acumuladas que, para falar a verdade, um dia de comemoração é pouco.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:       LinkedIn      ,       Instagram             Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:supermercados, Abílio, Zaffari, Koch, Mateus
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Supermercados BH compra rede regional do Espírito SantoFusões e Aquisições

Supermercados BH volta a adquirir rede regional uma semana após compra do Bretas em MG

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados