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05/01/2025
Dez dicas para o sucesso da sua loja, segundo presidente da Rede Unno
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 19/02/2019
Muito respeitado entre os profissionais de varejo, Genival Beserra acumula mais de quatro décadas de experiência no setor. Atualmente, é presidente da Rede Unno , que representa sete redes supermercadistas: Bramil Supermercados, Campeão, Costazul, Inter, Princesa, SuperPrix e Supermercados Real de Niterói. Juntas, elas somam mais de 110 lojas na capital e em diversas outras cidades do estado do Rio de Janeiro.
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Com base em todas as situações já vivenciadas em sua vitoriosa carreira, Genival lista dez aspectos fundamentais para que os empresários do setor consigam cativar os clientes e obter sucesso em seus empreendimentos. Vale a pena conferir:
1. O cliente
A rede precisa estar totalmente relacionada com a demanda de mercado, antecipando as necessidades dos clientes. A gestão de clientes no varejo é uma forma de reduzir a rotatividade de consumidores e, principalmente, evitar a perda de vendas em sua loja.
2. Comunicação
É preciso saber o momento ideal para divulgar os produtos para os clientes, além dos melhores canais para atingi-los. O marketing é uma ferramenta que está em constante mudança, seja digital ou na versão tradicional, pois a cada dia nasce um novo canal de comunicação direta ou indireta. Por isso, é fundamental estar atento às novas diretrizes da comunicação para atingir o cliente, tirando todo proveito desse contato, principalmente por meio das redes sociais.
3. Tecnologia
Sempre procure os equipamentos mais apropriados para conseguir o melhor resultado do seu software de PDV e gestão. O investimento será recuperado por meio da eficiência, e será reconhecido no aumento das vendas.
4. Confiança
É um valor incomensurável. É absolutamente fundamental haver transparência nas regras e na comunicação. De acordo com as políticas permitidas e reguladas para trocas, ofereça sempre garantias em caso de irregularidades e defeitos. Garantir esse benefício mostra que a loja confia na qualidade dos produtos que vende e também que respeita o cliente.
5. Promoções
Planeje sempre com antecedência. É essencial que sua loja esteja preparada e os clientes saibam o que está para acontecer no seu varejo. Avalie as peças que entrarão na campanha, e tenha sempre um bom controle de estoque.
6. Localização
Ofereça acesso a loja sem complicações, como estacionamento e boa localização, além de facilidades de pagamento e possibilidade de entrega em locais escolhidos pelo próprio cliente.
7. Fator humano
Capacite sempre os funcionários sobre os produtos e serviços oferecidos e ensine a eles novas técnicas de venda, gerando assim transações adicionais no processo de compra. A equipe deve estar alinhada com a filosofia da empresa, deve vestir a camisa, compreender seu papel e saber que é parte fundamental para o sucesso final junto ao cliente. O fator humano é o bem maior de uma empresa.
8. E-commerce
A agilidade no e-commerce deve acontecer em todas as etapas da experiência de consumo: na hora de encontrar os itens para compra, no tempo de carregamento das páginas, no cadastro e entrega das compras. Oferecer descontos na primeira compra e fretes grátis acima de certo valor também são boas estratégias.
9. Fornecedores
Acertar na escolha destes parceiros requer pesquisar e buscar os melhores preços, qualidade, prazos, além de capacidade técnica, produtiva e inovadora. A flexibilidade para negociações e eficiência na logística são essenciais.
10. Amor
E, por fim, não há como ter sucesso em vendas sem a entrega, o entusiasmo e o amor pelo negócio. Estes são valores capazes de afetar todos os departamentos envolvidos no varejo, melhorando a produtividade. Mas só vai acontecer se for verdadeiro.
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