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trade marketing promoção desconto supermercados varejo alimentar

Desconto é um bom caminho para promover um item?

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 24/01/2024

Foto: Stock Adobe

Diante de um consumidor cada vez mais mais crítico e bem-informado, promocionar um produto baseado em descontos é de fato algo que vai trazer vender tanto a ponto de compensar a redução da margem?

Para Lucas Padilha, diretor executivo da Bodega Criativa ,  a recomendação ao varejista é a de tentar enxergar as promoções para além da redução de preços.

Nem todo shopper busca apenas preço. Cada vez mais, notamos um movimento de mercado voltado para ‘experiências’ de consumo, o que pode contribuir significativamente com a abordagem promocional e resultar em vendas mais expressivas e maior receita”, argumenta.

Outras estratégias

Ele diz que o ideal é, ao criar estratégias promocionais, associar produtos de maior rentabilidade, gerenciar estoque e considerar a sazonalidade de mercado. Mas tudo isso englobado em uma “experiência de consumo”, como cross de produtos e kits prontos, podem atender às necessidades dos clientes já mapeadas e proporcionar uma experiência de compra conveniente e flexível em relação às margens de acordo com negociações e disponibilidade de estoque.

“Conveniência, facilidade, um bom mix de produtos e, acima de tudo, um bom atendimento, mantêm a fidelidade dos clientes conquistados e atraem novos. A comunicação constante com o público, ouvindo e valorizando o feedback, definirá um caminho de sucesso e crescimento constante. A grande ferramenta de fidelização e atração hoje está vinculada ao CRM do varejista, mantendo contato permanente com os clientes.”

Se for dar desconto, que seja de verdade

O especialista diz que tem notado redes de supermercados promovendo ofertas sem estratégia.

“Um exemplo são as redes que anunciam ‘superpromoções’ todos os dias. Os consumidores, cada vez mais esclarecidos, percebem que essas promoções constantes de ‘preços arrasadores’ não são verdadeiras, o que faz com que questionem a transparência do supermercado”, afirma.

Padilha reforça que usar a palavra ‘promoção’ deve realmente significar desconto, caso contrário, será um grande tiro no pé.

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TAGS:trade marketing, promoção, desconto, supermercados, varejo alimentar
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