ÚLTIMAS NOTÍCIAS
21/02/2025
Desafios e oportunidades do trade marketing no varejo alimentar
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 18/10/2019
Participaram do debate (da esq. para dir.): Sergio Alvim, Fernanda Dalben, Ricardo Pastore e Alexandre Marquesi
Um panorama do que os profissionais de trade marketing vão encontrar no varejo alimentar brasileiro, com seus desafios e oportunidades, foi um dos temas abordados por Sergio Alvim, CEO da SA Varejo, durante aula ministrada no Meeting ESPM de Trade Marketing, que aconteceu durante todo o dia de ontem (17/10), nas instalações da instituição, localizada na zona sul da capital paulista.
[noticiasRelacionadas]
O CEO de SA Varejo abordou ainda questões essenciais para os resultados, como a execução. Estima-se que, hoje, de 30% a 45% dos acordos fechados na matriz não acontecem nas lojas das redes. “Disseminar as informações em todos os níveis é um dos grandes desafios”, enfatizou. A satisfação do consumidor com a experiência encontrada no ponto de venda também foi discutido por Alvim, que destacou ainda a importância de os profissionais de trade entenderem a fundo cada um de seus clientes.
“E mais: é importante conhecer cada loja deles. Os fornecedores que obtêm maior sucesso são aqueles que compreendem as particularidades de cada varejo”, ressaltou. Para Alvim, a tecnologia ajuda, mas o que faz a diferença é visitar as lojas para entender “a vida como ela é”.
Além de Sergio Alvim, também participou do bloco voltado à visão do varejo Alexandre Marquesi, Co-Founder da Pandora Digital e professor da ESPM, que falou sobre a integração das estratégias físicas e digitais. Já Ricardo Pastore, professor e coordenador do núcleo de varejo da ESPM, abordou o futuro do setor e apresentou metodologias para definir as estratégias digitais e omnichannel das empresas. No final, todos participaram de um debate, que também contou com a presença de Fernanda Dalben, diretora de marketing e trade marketing do Supermercado Dalben, do interior paulista. As discussões foram mediadas por Marcelo Ermini, também professor da ESPM e diretor da Titanium Geração de Negócios.
A agenda de aulas contou com os mais diversos temas relacionados ao universo do trade marketing. Foram discutidos, por exemplo, aspectos relacionados ao RH, como estrutura, organograma e desenvolvimento de carreira. Outros módulos abordaram como é o trabalho dessa área sob o ponto de vista dos setores de marketing, vendas e das agências. Comportamento do shopper e exemplos de profissionais que se desenvolveram nessa carreira também fizeram parte da pauta.
Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais: LinkedIn , Instagram
e Facebook !
Notícias relacionadas

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque
