Dá para uma rede varejista fazer sucesso sem uma operação digital?
POR Reportagem SA+ Conteúdo
EM 08/02/2019
Ter uma boa performance financeira, eficiência e um relacionamento emocional com o consumidor. Para identificar as redes norte-americanas que atendem esses requisitos, a dunnhumby realiza anualmente um estudo que, neste ano, ouviu 7.000 consumidores que analisaram 56 empresas de varejo. No topo do ranking, ficou a Trader Joe’s, que tem cerca de 470 lojas em 43 Estados e faturamento anual superior a US$ 13 bilhões. O levantamento da dunnhumby aponta como bem-sucedida a estratégia da varejista de apostar na velocidade de compra dentro da loja e em marcas próprias – a empresa opera com poucas opções nacionais.
A ideia é trabalhar com custo e preços baixos, revertendo os ganhos de margem em serviços ao consumidor e em experiência de compra. Em contrapartida, a empresa não foca o digital, o que a impede de conquistar o público que deseja conveniência comprando online. Apesar disso, afirma o estudo, a empresa vem obtendo boas avaliações dos consumidores – já é o segundo ano consecutivo em que aparece como primeira do ranking – e tem tido crescimento em vendas. Estimativa do The Statistics Portal aponta uma alta em torno de 8% no ano passado.
As 10 melhores no estudo
- Trader Joe’s
- Costco
- Amazon
- H-E-B
- Wegmans
- Market Basket
- Sam’s Club
- Sprouts
- WinCo Foods
- Walmart
O que a pesquisa avalia
- Preços
- Qualidade
- Presença no digital e facilidade de navegação
- Operação
- Conveniência
- Descontos e recompensas
- Rapidez
Fonte: dunnhumby