SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar enfrenta desafios para manter o crescimento

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

Tetra Pak bebidas funcionais lácteos

Consumo de bebidas funcionais cresce durante a pandemia

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 04/01/2022

Foto: istock

Pesquisa realizada pela Tetra Pak mostra que o consumidor, preocupado com a saúde e o bem-estar, aumentou o consumo de bebidas funcionais. Segundo o levantamento, 58% dos brasileiros entrevistados passaram a consumir produtos que reforçam o sistema imunológico, enquanto 39% desejam fazer isso. Outros 60% informaram que pretendem manter o volume de compra de produtos funcionais. O levantamento ouviu 2,3 mil brasileiros. 

[noticiasRelacionadas]

“Essa tendência por produtos mais funcionais vinha acontecendo, mas foi intensificada pelo cenário da covid, principalmente a busca por alimentos de imunidade”, explica Vivian Leite, diretora de marketing da Tetra Pak.

De acordo com a executiva, quando se trata de bebidas funcionais, o grande destaque é o suco, com 50% das respostas. Em seguida, aparecem os produtos lácteos fermentados com 37% das preferências e as bebidas lácteas com alto valor de proteína, vitaminas e/ou cálcio, com 31%.

Segundo os entrevistados, o produto ideal para elevar a imunidade deve ser enriquecido com vitaminas, frutas cítricas, mel, zinco e fibras. Além disso, deve ser livre de ingredientes artificiais e causar sensação de energia. 

“O consumidor já tem uma noção boa do que pode trazer mais imunidade”, diz Vivian. No entanto, ela destaca que conseguir transmitir essas informações no rótulo do produto é o maior desafio. Durante a pesquisa, os respondentes informaram que clareza das informações é um dos pontos citados como essenciais em um produto ideal.

De acordo com Vivian, em 2021 a operação brasileira (segunda maior do grupo, atrás apenas da China) registrou recuperação de algumas categorias, vendendo mais embalagens para sucos e água de coco, que foram produtos muito afetados durante 2020. Leites, que tinham crescido fortemente durante o primeiro ano da pandemia, agora têm leve retração.

“Começamos a ver alguma queda, muito ligada à questão de preços, que subiram.” Dados internos e de consultorias apontam, porém, que os destaques são mesmo as bebidas das categorias não tradicionais. A projeção, de acordo com a executiva, é de que as vendas de bebidas vegetais e bebidas protéicas tenham crescido 9,8% e 15,7%, respectivamente, em 2021. 

Segmento atrai concorrência

A marca de cafés em cápsula Nescafé Dolce Gusto, da Nestlé, também está de olho na crescente demanda deste segmento e está ampliando a oferta de bebidas funcionais, naturais e veganas. Hoje, do catálogo de 36 produtos, 25% têm essas características. 

“Dos nossos projetos de inovação, 50% estão nessa linha. São grandes volumes? Não, mas crescem muito mais. Hoje é muito mais interessante trazer um chá funcional ou café com dupla cafeína”, diz Tiago Buischi, gerente executivo de marketing de Nescafé Dolce Gusto.

Recentemente, a empresa incluiu em seu portfólio as cápsulas Double Shot, com duas vezes mais cafeína, e chás funcionais da Nature Heart´s, como o ‘Zen Style’, que combina chá de camomila, maracujá e chá branco ou o ‘Power Tea’, de chá verde, abacaxi e gengibre.

De acordo com o executivo, chás funcionais e bebidas energéticas estavam entre os cinco produtos mais votados na pesquisa realizada pela empresa. “Ainda representa pouco das vendas, mas crescem três vezes mais do que os cafés comuns do portfólio.”

Para o primeiro semestre do ano, a marca está planejando o lançamento de dois novos sabores na linha de funcionais e naturais e estuda, para o futuro, opções de bebidas protéicas em cápsula para serem feitas nas máquinas da Dolce Gusto.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                 LinkedIn                                                                                                ,                                                                                                Instagram                                                                                                e                                                                                                Facebook   

COMPARTILHAR
TAGS:Tetra Pak, bebidas funcionais, lácteos
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentarOpinion Box

33% dos consumidores compram cerveja semanalmente no varejo alimentar

Flex AtacarejoSazonalidade

Flex projeta um crescimento de até 15% nas vendas de bebidas

Seção de bebidas no supermercadosTendências

O que vai influenciar o consumo de bebidas daqui para a frente

Loja Conceito Natural OneLoja conceito

Supermercados Pague Menos e Natural One implantam loja conceito com execução inovadora e foco no desenvolvimento da categoria de sucos prontos

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados