SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Varejo alimentar ocupa o 2º lugar no ranking de pedidos de recuperação judicial

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

horus dados de consumo consumo no varejo alimentar consumo frutas e legumes consumo snacks tendências de consumo

Consumidor troca verduras e legumes por biscoitos, snacks e refrigerantes

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 01/08/2022

Foto: Stock Adobe

Pesquisa realizada pela Horus , no primeiro semestre do ano, confirma que a alta no preço dos alimentos tem feito o consumidor substituir produtos saudáveis e mais caros por outros mais baratos. É o caso, por exemplo, das verduras e legumes que perderam presença na cesta de compra do consumidor, pelo aumento de preços e também pelo menor número de refeições em casa, em razão da volta ao trabalho.

[noticiasRelacionadas]

Por outro lado, o consumo de biscoitos, snacks e salgadinhos e refrigerantes, que contemplam um conjunto grande de produtos de menor valor, cresceu. De acordo com o levantamento, esses produtos podem estar sendo usados para saciar a fome nas famílias de baixa renda, especialmente de crianças, apesar de baixo poder nutritivo. As classes sociais D/E, de menor poder aquisitivo, protagonizam o aumento de consumo desses produtos.

Outro alimento que perdeu espaço nos carrinhos de compra foi a carne bovina, que passou a ser substituída por ovos, linguiça e frango.

Entre as categorias que mais cresceram entre janeiro e junho deste ano está biscoito, com expansão de 3,5 pontos porcentuais, ante o mesmo período de 2021, para 22,6% de incidência. O tíquete médio subiu 24,7% para R$ 12,97. Já o preço médio subiu 26,8%, para R$ 17,93.

Já o refrigerante, mesmo com o aumento de preço, cresceu em todos os níveis sócioeconômico (NSE), também com destaque para as classes D/E.

As categorias que mais perderam incidência e média de itens apresentaram aumento de preços no período analisado. As frutas, legumes e verduras lideraram o ranking de queda na incidência e têm redução de itens comprados.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                    LinkedIn                                                                    ,                                                                    Instagram                                                                    e                                                                     Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:horus, dados de consumo, consumo no varejo alimentar, consumo frutas e legumes, consumo snacks, tendências de consumo, comportamento do shopper, supermercados, supermercadistas, varejo alimentar, varejistas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Delta SupermercadosInauguração

Delta Supermercados investe R$ 115 milhões em expansão

Lemon Supermercados - Fachada na Av. Vicente RaoExpansão

Exclusivo: Lemon intensifica disputa no segmento premium de SP e planeja dobrar lojas

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados