Consumidor troca verduras e legumes por biscoitos, snacks e refrigerantes

Avaliação:

(1 Avaliação)

Reportagem SA+ -

Movimento reflete o aumento de preços e o menor número de refeições em casa

Foto: Stock Adobe

Pesquisa realizada pela Horus , no primeiro semestre do ano, confirma que a alta no preço dos alimentos tem feito o consumidor substituir produtos saudáveis e mais caros por outros mais baratos. É o caso, por exemplo, das verduras e legumes que perderam presença na cesta de compra do consumidor, pelo aumento de preços e também pelo menor número de refeições em casa, em razão da volta ao trabalho.

Por outro lado, o consumo de biscoitos, snacks e salgadinhos e refrigerantes, que contemplam um conjunto grande de produtos de menor valor, cresceu. De acordo com o levantamento, esses produtos podem estar sendo usados para saciar a fome nas famílias de baixa renda, especialmente de crianças, apesar de baixo poder nutritivo. As classes sociais D/E, de menor poder aquisitivo, protagonizam o aumento de consumo desses produtos.

Outro alimento que perdeu espaço nos carrinhos de compra foi a carne bovina, que passou a ser substituída por ovos, linguiça e frango.

Entre as categorias que mais cresceram entre janeiro e junho deste ano está biscoito, com expansão de 3,5 pontos porcentuais, ante o mesmo período de 2021, para 22,6% de incidência. O tíquete médio subiu 24,7% para R$ 12,97. Já o preço médio subiu 26,8%, para R$ 17,93.

Já o refrigerante, mesmo com o aumento de preço, cresceu em todos os níveis sócioeconômico (NSE), também com destaque para as classes D/E.

As categorias que mais perderam incidência e média de itens apresentaram aumento de preços no período analisado. As frutas, legumes e verduras lideraram o ranking de queda na incidência e têm redução de itens comprados.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                    LinkedIn                                                                    ,                                                                    Instagram                                                                    e                                                                     Facebook

Comentários

Comentar com:
Publicidade
Publicidade

Solução de sortimento

Navegue por todas as seções para obter informações sobre o desenvolvimento de categorias e sobre as marcas e fornecedores mais bem avaliados:

BUSCAR
Publicidade