SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Entenda como os marketplaces têm se inserido no cenário competitivo do varejo alimentar

21/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

CVA varejo alimentar atacarejos hipermercados tendências de consumo comportamento do shopper

Consumidor tem ido mais vezes ao supermercado em busca de promoções

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 07/06/2022

Foto: Stock Adobe

Com a inflação invadindo todos os lares, os consumidores têm mudado seus hábitos de consumo em busca de preços mais baixos. Estudo Varejo Alimentar da CVA Solutions, empresa de pesquisa de mercado e consultoria, mostra que os consumidores passaram a ir mais vezes por semana às lojas em busca de promoções, procuram participar dos programas de fidelidade, passaram a comprar produtos de marca própria e sempre que é necessário ou possível compram pelos aplicativos ou pela internet.

[noticiasRelacionadas]

Por outro lado, as pessoas também revelaram que a diferença de preços nos supermercados de sua região está mais estabilizada, é menor do que no ano passado, já que a competição está mais acirrada.

O estudo mostra que apesar de todas as dificuldades com preços altos, o segmento varejo alimentar continua muito bem avaliado pelos consumidores. O segmento de varejo alimentar aparece na sética posição entre os 52 pesquisados pela CVA Solutions. A nota do segmento vem subindo, e hoje está em 8,63, ante 8,51 em 2021.

Para Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions, o estudo confirma a força dos atacarejos e mostra que o Assaí reagiu, e está competindo com mais agressividade de preços, junto com o Atacadão, líder do setor em Força da Marca. “Os supermercados regionais - como Bompreço, Giassi e Bourbon -, apresentam o melhor custo-benefício (Valor Percebido) já que conhecem mais profundamente seus consumidores. O Pão de Açúcar, que por muitos anos enfrentou rejeição nos preços, agora se mostra bastante competitivo e com bom custo-benefício perante seus clientes. O Carrefour cresce e se beneficia com a venda dos hipermercados Extra ao Assaí”, avalia o executivo.

O estudo mostra ainda que o consumidor aumentou as idas aos supermercados. Hoje, são 0,92 vezes por semana, ante 0,87 no ano passado. Além do fim da pandemia, a busca por produtos com preços melhores justifica este aumento. Outra novidade é a procura por produtos de marca própria: 54% dos clientes compram e 62% desse porcentual considera a marca comparável com as famosas. No ano passado os números eram, respectivamente, 52% e 58%.

Os programas de fidelidade também passaram a ser mais procurados, passando de 28,3% para 30,% o número de consumidores que participam dos programas. As compras online também caíram no gosto dos clientes. O número de pessoas que compram por meio desta modalidade subiu de 28,8% para 35%.

Os supermercados são em geral bem avaliados pelos consumidores, tanto que 32,2% deles (praticamente o mesmo valor de 2021) indicaram que não havia nenhum problema nas lojas que frequentam, nos últimos 12 meses.

Mas muitos problemas continuam incomodando. As reclamações mais comuns são: fila nos caixas (31,6%), falta do produto desejado (19,7%), estacionamento lotado (18,5%), produto sem preço (12,8%), produto com preço diferente ao sinalizado (10,7%), falta de atendentes (8%), entre outros. Os varejistas que tiveram menor índice de problemas reportados pelos seus consumidores foram: Sonda, Giassi, Oba, Bourbon, Mundial e Pão de Açúcar.

A pesquisa ouviu 5.512 pessoas de todo o país e foi finalizada em maio. Foram citados mais de 70 nomes de hipermercados, supermercados e atacarejos.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                           LinkedIn                           ,                           Instagram                           e                            Facebook

COMPARTILHAR
TAGS:CVA, varejo alimentar, atacarejos, hipermercados, tendências de consumo, comportamento do shopper, programas de fidelidade, marca própria, supermercadistas
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

MANTIQUEIRA BRASIL - OVOS NOVA REGULAMENTAÇÃORegulamentação

Nova regra exige dados de validade nos ovos a partir de março

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados