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Grupo Mateus Estratégia Gestão Varejo Regional IPO

Conheça duas estratégias de sucesso do Grupo Mateus, que deve faturar R$ 13 bi neste ano

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 15/09/2020

Em um dos IPOs mais aguardados do ano, o Grupo Mateus pretende, de acordo com informações de mercado, levantar R$ 3,5 bilhões em oferta primária de abertura de capital na Bolsa de Valores, além de mais R$ 600 milhões numa secundária. A precificação da operação deve ocorrer no dia 7 de outubro. 

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De acordo com informações do Brazil Journal , em todas as suas operações, a varejista com atuação no estados do Maranhão, Piauí e Pará faturou R$ 9,9 bilhões ano passado e deve superar os R$ 13 bilhões neste ano. No primeiro semestre deste ano, a empresa cresceu 30% em vendas na comparação com o mesmo período de 2019.

Conforme apurou a publicação, há otimismo por parte de investidores pela possibilidade de adquirir participação em uma companhia regional forte e com grandes possibilidades de crescimento numa área do país em que as gigantes nacionais não são tão fortes.

Conheça 2 estratégias bem-sucedidas da maior rede de supermercados com capital 100% nacional do país:

Expansão raciocinada

Atualmente, mais de 40% da receita do Grupo Mateus é oriunda do formato atacarejo. A expansão da companhia segue análises rigorosas: a operação de atacado ajuda a revelar quais cidades têm potencial para receber um supermercado ou mesmo uma loja de cash & carry. O passo seguinte é criar rotas logísticas conforme a densidade de cada área e ir crescendo "de um jeito parecido com um anel de cebola", conforme relatou um analista ao Brazil Journal.

Equipes engajadas

Cada loja do Grupo Mateus é dividida em cerca de 13 setores, a exemplo de açougue, padaria, FLV. Cada uma tem seus próprias demonstrativos de lucros e perdas, metas e remuneração variável. Profissionais de cada seção respondem pela performance, o que gera maior alinhamento e tende a reduzir indicadores negativos como o de perdas. Conforme destacou um potencial investidor ouvido pelo Brazil Journal, uma das fortalezas da varejista é a cultura enraizado das equipes, fruto de um "treinamento absurdo"

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TAGS:Grupo Mateus, Estratégia, Gestão, Varejo Regional, IPO
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