Conheça as 4 etapas para o desenvolvimento da categoria de salgadinhos no atacarejo

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PepsiCo desenvolveu metodologia específica para aumentar vendas, ticket médio e rentabilidade nesse formato de loja

Garantir sortimento assertivo e exposição de alta visibilidade são compromissos da equipe de Gerenciamento por Categorias da PepsiCo, principal player do mercado de salgadinhos, para facilitar a jornada do consumidor e gerar crescimento de sell out, ticket médio e rentabilidade no autosserviço alimentar. Esse trabalho vem sendo realizado com grande sucesso em todos os formatos do varejo. A novidade é que agora o GC está disponível também para o canal atacarejo.

Para o cash & carry, a PepsiCo desenvolveu uma metodologia específica, baseada em estudos constantes sobre os hábitos de compra dos diferentes públicos frequentadores do canal: consumidor final, transformadores e pequenos varejistas que fazem as compras para revender os produtos. 

Como parte do objetivo da PepsiCo de desenvolver o mercado de salgadinhos no Brasil e atender a expectativa do shopper em todos os canais, o Gerenciamento por Categorias chega ao formato atacarejo formulado para envolver 4 etapas:

  1. Sortimento Ideal

A PepsiCo percebeu que é urgente para o atacarejo otimizar o mix de salgadinhos considerando os shoppers Pessoa Física, que compram influenciados pelos hábitos dos demais membros da família e Pessoa Jurídica, cuja decisão busca atender os clientes e obter retorno financeiro.

O GC viabiliza essa adequação do mix de salgadinhos, proporcionando benefícios como crescimento nas vendas totais da categoria, na lealdade dos públicos e na produtividade dos espaços, além de redução nos estoque de "não-vendidos" e possibilidade de posicionar-se no mercado com ofertas únicas.

  1. Organização da Gôndola

Outro ponto importante é a reorganização dos segmentos na exposição, respeitando a árvore de decisão. Com isso, a busca pelos produtos torna-se mais fácil para quem já compra no canal, além de novos shoppers serem atraídos à categoria.

Como resultado, um racional alinhado ao shopper pode aumentar em 20% o sell out em valor e em até 10% o desembolso do shopper por KG de salgadinho.

  1. Execução 360º

Compras não planejadas são muito comuns na categoria de salgadinhos. É por essa razão que a execução no cash & carry não pode ficar restrita ao ponto natural. Com a metodologia de GC da PepsiCo, os espaços de maior potencial da loja são mais bem aproveitados, incluindo os checkouts e o corredor de bebidas.

Na definição de cross merchandising e dos pontos extras a serem trabalhados, as características do canal são sempre levadas em consideração. Exemplo disso é a definição é a utilização, no atacarejo, de dois tipos de exposições adicionais de produtos: ilhas e backlights que estimulem a compra por impulso e aumentem a frequência, dando maior visibilidade para a categoria e seus segmentos.

  1. Sazonalidade

Nos meses de dezembro e janeiro as vendas de salgadinhos crescem desproporcionalmente em comparação com outros períodos. Além do verão, há dezenas de momentos para impulsionar as vendas de salgadinhos ao longo do ano, desde datas comemorativas até eventos esportivos e programas de grande audiência na TV.

Com ofertas e promoções atrativas, esses momentos ajudam a transformar a categoria em um dos drivers do canal atacarejo, aumentando ticket médio e rentabilidade.

A equipe de GC da PepsiCo tem ampla expertise para detectar todas essas oportunidades e, em conjunto com o varejo, aumentar a visibilidade e os pontos de contato de todos os perfis de shopper com a categoria por toda a loja.

Que tal desenvolver a categoria de salgadinhos nas suas lojas de cash & carry? Conte com o apoio da PepsiCo nessa jornada!

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