SA+ Ecossistema de Varejo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

20/02/2025

NEWSLETTER

SA+ Ecossistema de Varejo


SA+

SA+ Aconselhamento

SA+ Educação

SA+ Trade

SA+ Internacional

SA+ Tech

SA+ Relacionamento

SA+ Conteúdo

SA+ Inteligência

SA+ Branded Content

Voltar para a página inicial

Home

Acesse todas as notícias

Notícias

Navegue pelas categorias do Solução Sortimento

Solução Sortimento

Acesse nossa seção Prateleira

Prateleiras

Navegue por todas as edições

Revistas

trade marketing varejo

Conheça 7 grandes vantagens que essa área pode trazer para o varejo

POR Reportagem SA+ Conteúdo

EM 21/12/2021

Foto: Divulgação

Do aumento do sell out ao fortalecimento do relacionamento com o varejo. Essas são algumas vantagens alcançadas por supermercados que criaram um departamento de trade marketing em suas estruturas. Segundo Michel Jasper, especialista em varejo e fundador da Web Jasper  esses são os principais benefícios alcançados pelos varejistas:

1 - Aumento de sell out

2 - Ações promocionais mais assertivas

3 - Ganho de venda e melhor satisfação do cliente

4 - Gestão de contratos comerciais                         

5 - Negociações de espaço na loja

6 - Maior ganho de verbas

7 - Melhora no relacionamento com a indústria

[noticiasRelacionadas]

Outro aspecto é que uma área de trade permite a varejista atuar na loja com promoções e exposições de produtos mais assertivas. Com isso, é possível aproveitar de forma mais inteligente o espaço destinado a cada item, o chamado share de gôndola. 

Jasper ressalta que, embora seja possível atuar sem um trade marketing, estruturar a área pode trazer um elemento importante ao varejo: maior sintonia com a indústria, principalmente se houver possibilidade de dedicação exclusiva da equipe às estratégias conjuntas.

“Geralmente, o alinhamento com a indústria e aumento do sell out ficam na mão do departamento comercial. Porém, como o potencial de ganho de incremento de margem e venda é grande, o comercial acaba não tendo ‘braço’ para atender todas as demandas do trade e alinhar as ações com a indústria”, explica.

Já Rubens Sant’Anna, especialista em varejo e trade marketing, aponta ainda outro ganho que pode derivar da implantação da área: uma melhoria na gestão sobre as operações das lojas da rede. “Com o trade, a estratégia de marketing chega até o chão de loja. Não basta o comercial fazer as negociações com os fornecedores, e obter a verba das ações, se na hora de executar não houver uma gestão na ponta”, argumenta. “Então, o trade ajuda a organizar, a ter essa base inicial”, completa o fundador da Academia Rubens Sant’Anna.

Com os processos organizados, o varejo tende a perceber uma melhora na experiência de compras e incremento de vendas, de acordo com o especialista. “A mensagem do fabricante chega até o ponto de venda, e todos ficam felizes. Com o tempo, a área de trade vai ganhando autonomia, ajudando o varejo a criar novos canais, a gerenciar estrategicamente as categorias e o mix de produtos, além de realizar inovações e ações de parceria de longo prazo com fornecedores-chave”, afirma San’Anna. “Isso, como fica claro, vai muito além da simples venda de espaços”, conclui.

Quer ter acesso a mais conteúdo exclusivo da SA Varejo? Então nos siga nas redes sociais:                                                                                                    LinkedIn                                                                                                   ,                                                                                                   Instagram                                                                                                   e                                                                                                   Facebook   


 

 

COMPARTILHAR
TAGS:trade marketing, varejo
COMPARTILHAR:

Ícone Notícias relacionadas

Adobe StockExperiência do Shopper

A era da cocriação: mais do que nunca, o cliente é o protagonista das estratégias de trade

Supermercados MundialGestão de Pessoas

Supermercados Mundial capacitou funcionárias grávidas com suporte integral

melhorias nos dashboardsGestão de Estoques

Perfetti Van Melle reduz ruptura e melhora gestão de estoque

Vendas nos super e hipermercados crescemFaturamento

Super e hipermercados cresceram 5,2% real em 2024

Comentários

Ícone Envie seu comentário

Ícone Siga-nos

Logo SACONTATO@SAMAISVAREJO.COM.BR
instagramfacebook4linkedin
Logo Cinva

© Somos uma marca do CINVA (CENTRO DE INTELIGENCIA E NEGOCIOS DO VAREJO - CINVA LTDA). © 2023 SA+ Ecossistema de Varejo. Todos os direitos Reservados